5 esportes ao ar livre para praticar na cidade - KinesioSport

5 esportes ao ar livre para praticar na cidade

Fazer exercícios físicos em uma academia tradicional não é a melhor opção para muitas pessoas. No entanto, isso não quer dizer que não existam formas de se exercitar e manter o corpo ativo. Assim, muitos esportes ao ar livre são tão eficientes quanto uma aula de musculação — e podem ser bastante estimulantes e divertidos.

As atividades em um ambiente aberto permitem maior contato com a natureza, mesmo nas cidades, além de garantir uma vida mais saudável, o que proporciona satisfação e redução do estresse. Outros benefícios incluem a possibilidade de praticar os esportes em grupos de familiares ou amigos e a maior disponibilidade de horário.

Neste post, vamos apresentar cinco esportes ao ar livre que você precisa começar a praticar. Confira!

1. Corrida

Uma boa pedida para quem gosta de esportes ao ar livre e não gosta de correr na esteira em ambientes fechados é a corrida. Esse tipo de atividade movimenta diversos grupos musculares do corpo, promovendo muitos benefícios para a saúde, além de melhorar o condicionamento e prevenir doenças.

Assim, é muito importante correr em velocidade moderada por, no mínimo, 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Você pode optar pela corrida no parque, praça ou calçada. Basta manter o ritmo e desfrutar de todos os benefícios!

2. Pedalada

Para quem mora em cidades planas com parques ou praias, andar de bicicleta é uma excelente opção. Isso porque o esporte causa menos impacto nas articulações, melhora o condicionamento físico e auxilia na perda de peso. Além disso, é uma boa atividade para praticar com a família e amigos, pois pessoas de qualquer condicionamento físico e idade podem pedalar.

3. Treinamento funcional

O treinamento funcional é um esporte que está se tornando cada vez mais comum no dia a dia. Essa atividade tem como princípio montar uma rotina de exercícios com base nos movimentos naturais do corpo, como correr, agachar e pular. Além da tonificação muscular, o exercício melhora a postura, ameniza as dores nas costas, proporciona flexibilidade e pode ser feito em praças, parques etc.

4. Yoga

O yoga é uma atividade que pode ser feita ao ar livre, pois diversos lugares que oferecem essa modalidade se preocupam em manter um local aberto para proporcionar ao praticante maior contato com a natureza. A prática aumenta a flexibilidade, tonifica os músculos, melhora a oxigenação corporal e reduz o estresse. Por isso, ao praticá-la ao ar livre, é possível usufruir de todos esses benefícios e tirar proveito de tudo o que a natureza oferece.

5. Slackline

O slackline é um esporte que tem por objetivo manter-se em equilíbrio sobre uma fita elástica. A atividade pode ser feita em praças, parques ou praia, proporcionando o fortalecimento dos músculos do abdômen e costas, além de melhorar as habilidades de coordenação motora e concentração.

Como vimos, os esportes ao ar livre são ótimas opções para quem quer manter o corpo em movimento e ter mais qualidade de vida. Por isso, opte por aquele que seja mais prazeroso, levando em conta o seu condicionamento físico, rotina de exercícios e disposição. Além disso, lembre-se de manter o corpo hidratado, usar protetor solar e ter cuidado com o horário escolhido.

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