5 esportes mais praticados no Brasil e seus benefícios - KinesioSport

5 esportes mais praticados no Brasil e seus benefícios

Que o Brasil é o país do futebol ninguém duvida. Mas também é o país do vôlei, da corrida de rua, da natação e por aí vai. Aliás, você sabe quais são os esportes mais praticados na nossa pátria?

Apesar de o número de corredores pelas ruas do país ter aumentado consideravelmente nos últimos anos, o esporte não está no ranking dos mais praticados no Brasil, de acordo com levantamento da Revista Superinteressante. O estudo é baseado no Atlas do Esporte no Brasil, que de acordo com o periódico, é a pesquisa mais completa até hoje, e foi realizada em 2003. O que justificaria a ausência da corrida de rua entre os esportes mais praticados atualmente.

Confira os cinco esportes mais praticados no país, de acordo com a Superinteressante:

1º lugar – Futebol

Estima-se que 30,5 milhões de brasileiros jogam futebol, dando o título de esporte mais praticado no país. A história da atividade dos pés começou em 1895, na Inglaterra, e assim iniciaram as fundações dos primeiros clubes. Registros mencionam que a primeira bola de futebol foi trazida ao Brasil em 1894 pelo paulista Charles William Miller.

Entre os benefícios deste esporte estão: aumento de massa muscular; auxílio na perda de peso, já que proporciona um alto gasto calórico; fortalece os ossos; diminui as chances de estresse e depressão, entre outros. As principais lesões são: por choque entre jogadores (contusões), lesões musculares e torções.

2º lugar – Vôlei

É o segundo esporte preferido pelos brasileiros, contando com 15,3 milhões de praticantes. O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O esporte foi praticado pela primeira vez no Brasil em 1915, no Colégio Marista de Recife.

Os benefícios deste esporte incluem: melhora das capacidades cardiorrespiratórias; fortalecimento do corpo, melhora da coordenação motora; aumento da flexibilidade, entre outros. As lesões mais comuns são: entorse de tornozelo, geralmente no momento da aterrissagem do salto; lesão de joelho, consequência de saltos repetitivos, estressando o tendão patelar e lesões nos membros superiores, geralmente por esforço repetitivo.

 

3º lugar – Tênis de mesa

O tênis de mesa surgiu no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como pingue-pongue, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o antigo nome usado hoje em dia apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo. Só no Brasil, 12 milhões de pessoas praticam tênis de mesa.

Entre os benefícios estão: coordenação motora, força, resistência, velocidade, capacidade de concentração, velocidade de raciocínio, entre outros. As lesões mais comuns geralmente estão relacionadas com as desordens biomecânicas derivadas da complexidade de movimentos realizados, como fascite plantar e tendinite.

4º lugar – Natação

Acredita-se que a natação teve seu surgimento junto da própria humanidade. O registro mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. Cerca de 11 milhões de brasileiros praticam o esporte. Na Grécia antiga, a natação era exigida na formação dos soldados e dos jovens. Em Roma, para ser considerado culto, o cidadão precisava saber ler e nadar. Já no lado oriental, entre 1586 e 1611, por ordem do imperador japonês Go-Yousei, essa atividade era uma disciplina obrigatória nas escolas.

Os principais benefícios são: fortalecimento das articulações e ligamentos, auxilia na queimar gordura, combate ao estresse e melhora a memória e melhora a respiração. As lesões mais comuns são: síndrome do impacto, tendinite da porção longa do bíceps e instabilidade multidirecional.

5º lugar – Futsal

Cerca de 10,7 milhões de brasileiros praticam futsal, modalidade que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. Registram apontam que o esporte foi criado na cidade de Montevidéu, no Uruguai, em 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball.

 Os principais benefícios são: melhora do condicionamento físico, da coordenação motora, ganho de massa muscular, faz bem para ossos e articulações, entre outros. As principais lesões são: distensão, contusão e entorse.

KinesioSport como aliada para tratar e prevenir lesões

Se você é do time que pratica alguma dessas modalidades citadas acima, ou qualquer outro esporte, já deve ter se lesionado, ou mantém uma rotina de prevenção contra lesões. A KinesioSport é uma bandagem adesiva indicada tanto para prevenção, quanto reabilitação na prática esportiva. Seu foco é na performance e no bem-estar, buscando contribuir para uma vida ativa com qualidade. A marca teve origem com as bandagens elásticas adesivas em rolo e permanece investindo no lançamento de produtos inovadores – como, por exemplo a linha pronto uso, com tiras pré-cortadas nos tamanhos e formatos apropriados para uma variedade de aplicações. Confira como devem ser realizadas as aplicações conforme a lesão clicando aqui.