A atividade física como aliada ao combate de doenças - KinesioSport

A atividade física como aliada ao combate de doenças

Que a prática de atividade física aliada a outros fatores como uma boa alimentação, faz bem para a saúde, ninguém duvida. Mas manter uma rotina de exercícios pode prevenir e combater mais doenças do que você imagina.

De acordo com o Instituto do Coração (HCor), existem muitas evidências mostrando que o exercício físico regular reduz o risco do AVC (acidente vascular cerebral). A atividade física, sob orientação médica, contribui para a redução da pressão arterial, peso corporal e coagulação sanguínea, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC. “Atualmente já sabemos que os exercícios físicos reduzem os riscos de uma pessoa ter AVC. Estudos comprovam que basta um indivíduo realizar trinta minutos de atividades diárias de intensidade moderada para que o risco de se ter um AVC seja reduzido”, esclarece o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros.

Recomendação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão deve-se realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa. Lembrando que 150 minutos por semana, equivale a menos de 25 minutos de atividade por dia.

Doenças que podem ser evitadas com atividade física

– AVC

– Diabetes

– Hipertensão-arterial

– Câncer

– Doenças mentais

– Osteoporose

O que praticar

As modalidades são inúmeras. Do boxe ao pilates. Da corrida a natação. Opções não faltam. Você pode ser um triatleta ou apenas frequentar a academia. O importante é se mexer, mas para isso é preciso escolher uma modalidade que combine com você. Confira nossas dicas:

Pilates

Indicado para pessoas de todas as idades, grávidas e idosos e também para os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo.

Boxe

Exercícios aeróbicos são aliados para proteger contra doenças cardíacas, pois estes são as melhores alternativas para manter o peso e queimar calorias. O boxe auxilia na redução do percentual de gordura, principalmente reduzindo as gordurinhas localizadas na região abdominal.

Natação

É um dos esportes mais completos e recomendados, pois proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biótipos, e tem ainda mais benefícios a oferecer.

Corrida

A capacidade de perda energética e, consequentemente, de perda de peso é maior. Além de contribuir para a queima de gordura, a corrida ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, é indicada para pessoas que têm maior aptidão e um condicionamento físico melhor.

Essas são algumas dicas, mas sabemos que na correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem tempo para ir a academia ou até mesmo a um parque para se exercitar. A boa notícia é que existem diversos planos com modalidades que você pode praticar em casa. Mas, cuidado, pesquise bem e confira se o professor é formado em educação física, para não cair em cilada que vá te machucar. Além disso, é preciso atenção na execução dos movimentos para não se lesionar.

Outra dica é trocar o carro pela bike para ir trabalhar. Assim você já se exercita e ainda contribui para o meio ambiente, deixando o carro na garagem. Você também pode deixar o elevador de lado e preferir as escadas! Lembre-se de manter uma alimentação saudável e sempre procurar ajuda de especialistas, tanto educador físico, como nutricionista!