A bandagem para dores musculares funciona mesmo? Confira! - KinesioSport

A bandagem para dores musculares funciona mesmo? Confira!

O uso de bandagem para dores musculares vem crescendo a cada dia. Cada vez mais, vemos atletas em olimpíadas e jogos de futebol utilizando esse acessório para diversos efeitos, como potencializar o desempenho e diminuir os riscos de lesões esportivas.

Elas são muito úteis tanto para quem leva uma vida ativa quanto para os que apenas sentem dores. Afinal, as bandagens funcionam de acordo com o modo, direção em que são posicionadas e pressão que é feita.

A aplicação da bandagem elástica adesiva pode ser feita por um fisioterapeuta ou mesmo em casa, com auxílio de um passo a passo. Lembre-se de que é preciso higienizar bem a região e retirar qualquer tipo de produto para garantir a aderência da cola.

Quer saber mais a respeito das suas utilizações e efeitos? Então, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você!

Por que a bandagem é eficaz no alívio de dores?

Ao contrário do que muitos podem pensar, as bandagens elásticas não liberam nenhum tipo de medicamento para aliviar as dores. Esse efeito acontece devido à pressão gerada na área, que se sobrepõe a dores e incômodos.

Além disso, com aplicação correta, há um constante movimento e estímulo na área, que, apesar de leve, indica para o corpo que existe alguma coisa acontecendo diferente do que deveria, fazendo com que ele se mobilize para mudar a situação.

Quais são os benefícios da bandagem para dores musculares?

O uso de bandagens não é limitado apenas para atletas. Qualquer pessoa que sinta dores e incômodos na musculatura, pescoço, costas e outras áreas pode utilizar esse acessório para o alívio do problema.

Já entre os que praticam esportes, o uso e efeito da bandagem elástica adesiva varia de acordo com o momento em que é colocada, podendo ser antes, durante e depois do treino. Entenda mais a seguir!

Melhora a circulação

aplicada, a bandagem pressiona e movimenta a região. Essas ações promovem a circulação sanguínea e linfática, dois efeitos úteis para a saúde e recuperação após uma lesão ou prática de exercícios físicos.

Reduz as dores

Quando colocadas após o treino ou lesão, as bandagens ajudam a alinhar as articulações e tecidos da área afetada e levantam a pele de forma sutil para aliviar a pressão exercida nos receptores de dor.

Auxiliam no aumento da performance

Para auxiliar no seu desempenho e sentir os efeitos durante a prática de atividades físicas, é preciso aplicar as bandagens antes do treino. Uma vez posicionadas adequadamente, elas ajudam na contração muscular, reduzem incômodos já existentes e, o principal, auxiliam na prevenção de lesões do esporte, como as entorses.

Esse produto reduz as chances de torcer partes do corpo quando utilizado para limitar o movimento. Contudo, o controle não prejudica em nada a prática de esportes, apenas fará com que seja mais difícil de ocorrer um movimento a mais do que é saudável.

A bandagem para dores musculares pode ser colocada antes do treino e retirada em seguida, caso o efeito desejado seja específico para a prática do exercício. Ela também pode ser mantida na pele por até 5 dias, que é o tempo recomendado para uso das fitas. O importante é fazer a aplicação correta para adquirir seus benefícios.

E aí, deu para entender como as bandagens para dores musculares funcionam? Aproveite para dar uma olhadinha no nosso site e conferir as opções de produtos da KinesioSport®!