A importância da avaliação médica pré-treino - KinesioSport

A importância da avaliação médica pré-treino

Como sempre falamos por aqui, praticar exercícios traz inúmeros benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Com a pandemia, muitas pessoas decidiram aproveitar o tempinho a mais em casa para começar a se mexer. Outras, mesmo na correria do dia a dia, acharam uma maneira de também incluir um período de autocuidado na rotina. Mas, antes de vestir sua bermuda de malhar e calçar seu tênis, é preciso entender qual a importância de uma avaliação médica pré-treino.

Consulta com o médico do esporte

De acordo com a médica do esporte, Karina Hatano, em entrevista ao Portal Terra, os resultados de certos exames embasam a prescrição de exercício, tanto em relação à carga de esforço quanto à frequência semanal de treinamento.

“O profissional faz a avaliação, detecta os pontos fortes e fracos do paciente. Também verifica o condicionamento físico, identifica gasto calórico, elabora o planejamento de atividades. O médico ainda passa orientações sobre a alimentação o treino adequados para garantir a saúde, o bem-estar e a melhora no rendimento”, explica. “Como se não bastasse, a consulta prévia evita futuras lesões ortopédicas e traumatismos, por exemplo, que poderiam afastar o esportista de suas atividades. Com uma má orientação pode acontecer a sobrecarga dos membros mais usados”, completa.

Tipos de avaliações

Entre as avaliações feitas pelos médicos do esporte durante a consulta pré-treino estão:

– Antropometria: determina a medida corporal linear, circunferências ou perímetros, massa ou peso e porcentagem de gordura ou de músculo;

– Teste cardiorrespiratório: avalia as capacidades cardiorrespiratória e aeróbica, além das faixas de batimentos cardíacos que vão determinar a intensidade ideal e adequada para o treino;

– Avaliação postural: analisa os desvios da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés, vícios posturais e desequilíbrios musculares;

– Avaliação neuromotora: analisa a força, resistência muscular localizada e flexibilidade.

Lembrando que os testes feitos em consulta dependem de cada profissional e objetivo do treinamento.

Prevenção a lesões

Falamos bastante por aqui também sobre as lesões que podem acontecer durante os treinos. Por isso, queremos te lembrar, mais uma vez, que a bandagem elástica adesiva KinesioSport está com você tanto na prevenção quanto na reabilitação de eventuais lesões.

Quando aplicadas sobre a pele, as bandagens elásticas aliviam a dor, além de fornecer suporte aos músculos e estabilização às articulações. Com KinesioSport, você sente os benefícios do tratamento 24h por dia. As bandagens também podem ser usadas em condições como por exemplo distensões, entorses, espasmos musculares e edemas. Por ter elasticidade semelhante à da pele, KinesioSport proporciona conforto e flexibilidade, e as aplicações duram por cerca de 3 a 5 dias.

E você, já sabia da importância da avaliação médica pré-treino? Já fez alguma consulta antes de começar a praticar uma atividade física? Tão relevante quanto os cuidados no treino é a preparação antes de começar uma prática esportiva. Por isso, cuide da sua saúde corretamente e aproveite os ótimos resultados do seu treinamento!