A importância de praticar atividade física - KinesioSport

A importância de praticar atividade física

Chega a ser clichê falar dos inúmeros benefícios que os exercícios físicos propiciam à nossa saúde. Mas se você está lendo este texto deitado no sofá e não se exercita há um bom tempo, acho que precisamos te lembrar novamente sobre a importância da atividade física.

Por que ter a atividade física na rotina?

Os benefícios de colocar o corpo para se mexer incluem a melhora na qualidade do sono, a redução do risco de pressão alta e o fortalecimento muscular e do sistema imunológico, por exemplo. Além disso, o exercício físico atua na prevenção e tratamento da diabetes, da hipertensão arterial e de doenças respiratórias.

Essas são as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Dados do Ministério da Saúde revelam que aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possuem, pelo menos, uma doença crônica não transmissível no país. Isso torna a prática de atividade física de rotina ainda mais essencial em tempos de pandemia, já que essas doenças fazem parte do grupo de risco ao coronavírus. 

Prática de exercícios na pandemia

Durante o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, muitas pessoas acabaram descobrindo o gosto pela prática de atividade física. Além dos benefícios que já citamos acima, há um que também merece ser lembrado: a liberação dos hormônios durante a prática.

A endorfina, por exemplo, controla a ansiedade e diminui o estresse. Junto dela, a serotonina, que atua na regulação do humor, sono e apetite, aumenta a sensação de bem-estar daquelas pessoas que praticam atividades físicas. Ou seja, se exercitar é uma ótima opção para aliviar a sobrecarga da pandemia.

Um artigo publicado no jornal britânico The Guardian afirma que o exercício, além de influenciar o cérebro de diferentes maneiras, também mantém a mente saudável e melhora a memória, a concentração e o humor. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é se exercitar 300 minutos por semana, ou seja, até 1 hora de exercícios por cinco dias, ou em torno de 40 minutos por sete dias. 

Como começar

Se você chegou até aqui e ficou com vontade de começar a se exercitar agora mesmo, saiba que não é preciso sair se matriculando em academia para começar a se mexer. Hoje, podemos mudar e melhorar a nossa saúde com um clique, basta querer.

Por isso, não perca tempo! Escolha uma atividade física que você tenha afinidade, seja boxe, yoga ou corrida e dê o primeiro passo. Atualmente, inúmeros aplicativos e perfis de profissionais de educação física ensinam sobre essas e outras atividades, que podemos fazer no conforto de casa. É possível, até, começar a praticar corrida estacionária no tapete da sala de casa, por exemplo. 

Cuidados

Quando falamos da prática de atividades físicas, a avaliação médica é uma etapa importante antes de começar a se exercitar. Também é fundamental procurar profissionais qualificados, para evitar lesões e problemas posturais.

E você, entende a importância da atividade física para manter a sua saúde em dia? Tem se exercitado durante a pandemia? Conta pra gente nos comentários!