Afinal, o que é uma bandagem elástica adesiva? - KinesioSport

Afinal, o que é uma bandagem elástica adesiva?

Cuidar das dores musculares e prevenir lesões é essencial, tanto para os atletas quanto para quem leva uma rotina comum. Afinal, esse incômodo atrapalha o cotidiano e pode afetar a qualidade de vida. Para conseguir lidar com os problemas, a bandagem elástica adesiva é uma solução que tem ganhado muitos adeptos.

Essa febre começou entre os profissionais de alto rendimento, como atletas olímpicos e jogadores de futebol. Porém, graças às características práticas e muito eficientes, também podem fazer parte do seu cotidiano.

Quer descobrir como isso é possível? Continue a leitura e conheça melhor a bandagem elástica adesiva!

Como esse produto funciona?

Para garantir conforto e adaptação, a bandagem elástica adesiva contém elastano, material que lhe dá a propriedade de elasticidade e grande flexibilidade. Isso permite que ela se “encaixe” perfeitamente nas formas do corpo, além de favorecer a transpiração.

O uso é simples e inclui colar a bandagem de modo a envolver o músculo e/ou fixar a articulação. Apesar de permitir a amplitude normal do movimento das articulações, ela evita que movimentos bruscos possam causar lesões. Por ser à prova d’água, não é preciso tirá-la na hora de tomar banho ou de praticar esportes aquáticos.

O funcionamento varia com cada caso. Em geral, alguns dos resultados incluem:

– estabilização de músculos e/ou articulações;

– inibição da contração muscular;

– facilitação da circulação sanguínea e da oxigenação dos músculos;

– redução da fadiga;

– diminuição da pressão nos “receptores da dor”;

– tratamento de lesões, entre outros.

Desse modo, trata-se de um produto bastante versátil, capaz de atender a vários quadros e expectativas.

Quais são os principais usos e quem se beneficia?

A grande variedade quanto ao uso da bandagem elástica adesiva faz com que ela seja adotada por pessoas com várias necessidades. Com a aplicação indicada para cada caso, é possível reduzir o incômodo ou até prevenir que ele aconteça. Há pelo menos quatro principais benefícios da bandagem: a prevenção de lesões, o alívio da dor, o auxílio em processos de reabilitação e o aumento da performance em atividades físicas.

Os atletas profissionais exigem muito do corpo e, por isso, precisam de uma recuperação muscular acelerada. Esse produto ajuda a isolar e dar estabilidade para os músculos, o que permite que eles atinjam a melhor forma. Além disso, é uma ótima maneira de evitar lesões decorrentes do grande esforço. A recuperação muscular (que é uma inflamação) se dá pelo aumento do fluxo sanguíneo na região de aplicação que a bandagem proporciona.

Mas e quem é um atleta de final de semana ou não tem uma performance tão elevada? Não tem problema! Esse produto também serve para você e garante que o seu corpo fique livre das dores agudas e previna lesões após um treino intenso.

Mesmo quem não pratica atividades físicas pode se beneficiar. Quem trabalha por muito tempo sentado ou executando tarefas repetitivas sabe que a dor no final do dia é inevitável. Com a bandagem elástica adesiva, é possível aliviar essa sensação e até evitar problemas como as dores nas costas. Trata-se da dor que mais incomoda quem trabalha sentado por muito tempo, e a bandagem tem ótima aplicação lombar.

Já as grávidas sofrem com o inchaço e com o peso da barriga. Resultado? Dores na região lombar, nos joelhos, nos pés e assim por diante. Com a bandagem, é possível evitar complicações e incômodos — e o melhor: sem precisar administrar medicamentos. A bandagem ajuda a diminuir o inchaço que acomete as grávidas. Está ainda cada vez mais sendo utilizada em situações pós-cirúrgicas, principalmente em procedimentos estéticos.

Não menos importante, as pessoas que sofrem com lesões ou problemas crônicos encaram sensações agudas e difíceis. Para aliviar e até para tratar essas condições, a aplicação da bandagem elástica adesiva é uma alternativa muito eficaz.

Viu como o produto pode ser utilizado em várias situações? Como resultado, é possível obter qualidade de vida longe da sensação incômoda de dor.

Qual a importância da aplicação correta da bandagem elástica adesiva?

Os objetivos só são alcançados quando a bandagem é utilizada corretamente. Não basta adquirir uma bandagem elástica adesiva, colocá-la de qualquer jeito e, então, esperar que os efeitos sejam obtidos. É importante buscar um profissional de saúde capacitado no método de aplicação de bandagens elásticas para os casos de reabilitação de lesões específicas.

A aplicação adequada é determinante para o sucesso, e até mesmo para a segurança do paciente ou atleta. A boa notícia é que, na maioria dos casos, é possível fazer a tarefa em casa — sozinho ou com a ajuda de alguém. Na sequência, veja quais são os principais locais de uso.

Ombro

Para estabilizar o ombro, a faixa tem que ser medida e cortada em apenas duas ramificações. Aplicada de baixo para cima, é tracionada para envolver o músculo.

Lombar

Na região lombar, basta exercer a pressão certa, de cima para baixo. Com duas faixas, há a estrutura necessária. No caso de dores lombares, a aplicação lombar de tiras verticais é a principal para o alívio da dor.

Joelho

No joelho, é recomendado circular a área da patela com bandagens na tensão adequada. O principal uso da bandagem nessa área é mesmo na patela, de forma a evitar lesões e principalmente aqueles “fisgados” que muitos sentem no joelho ao praticar esportes.

Panturrilha

Muito famoso, o uso de bandagens na panturrilha é bem simples. A aplicação inicia no calcanhar, com uma tira repartida ao meio, subindo em seguida ao longo do músculo.

Tornozelo

Para evitar lesões e trazer mais desempenho, a estabilização do tornozelo é uma boa pedida. Basta posicionar a bandagem em um ponto do tornozelo e, pelo calcanhar, chegar ao outro lado. A segunda é complementar, colada de maneira diagonal.

Dores musculares

No caso das dores musculares, a dica é empregar uma bandagem simples, com nível moderado de tensão, na área dolorida. Com a ação da bandagem na região de aplicação, as dores podem diminuir consideravelmente.

Ao mesmo tempo, é preciso compreender que nem sempre o mais indicado é realizar a aplicação de forma independente. Em alguns casos, o apoio de um profissional é importante, como em lesões graves ou de patologias específicas.

Nas outras condições, as aplicações básicas já são suficientes para garantir todos os efeitos esperados a partir do uso do produto. Vale mencionar que a KinesioSport conta com uma linha de bandagens Pronto Uso, a qual apresenta pacotes com tiras pré-cortadas nos tamanhos e formas para aplicações específicas como joelho, ombro, lombar, entre outros. Os pacotes incluem um manual de passo-a-passo para auxiliar na aplicação.

Por que comprar uma bandagem de qualidade?

Além de tudo, é essencial que a bandagem adesiva seja de boa procedência e qualidade. É isso que garante, por exemplo, que a bandagem proporcione a elasticidade e aderência apropriadas para obtenção dos resultados esperados.

Também é importante contar com bandagens de boa qualidade para que elas sejam duráveis e não descolem à toa. Então, é essencial fazer uma boa pesquisa para realizar uma compra que favoreça o êxito de sua utilização. Escolha produtos reconhecidos, funcionais e com a garantia de sucesso.

A bandagem adesiva ajuda a aliviar dores musculares, a prevenir lesões e até a tratar certas condições. Fácil de ser aplicada, pode ser posicionada mesmo em casa — apenas não se esqueça de comprar uma bandagem de qualidade!

Se quiser fazer uma compra certeira, conheça a KinesioSport e veja todos os produtos que temos a oferecer!