Alimentos que ajudam o corpo a se recuperar - KinesioSport

Alimentos que ajudam o corpo a se recuperar

Depois daquela sensação de liberação de endorfina, é preciso repor as energias com alimentos que ajudam o corpo a se recuperar. Mas é importante consumir o que for adequado para manter o bom rendimento e estar preparado para os desafios seguintes. Afinal de contas, uma boa alimentação também faz parte do treino. Confira a lista que selecionamentos!

Oleaginosas

As oleaginosas – castanhas, amêndoa, macadâmia, avelã, nozes, pistache, entre outras – além de serem muito práticas (afinal, basta colocar em um recipiente e carregar na mochila ou no carro), possuem propriedades muito benéficas para os atletas. São ricas em gorduras boas, repletas de antioxidantes, ajudam na perda de peso, pois saciam rapidamente, auxiliam na redução do colesterol e triglicérides. 

Frutas e vegetais

Ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os hortifrutícolas devem ser presença obrigatória no prato de todo mundo. Importante variar esses alimentos todos os dias, pois possuem nutrientes particulares e todos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. O abacate por exemplo, contém ácidos gordos insaturados, que ajudam na diminuição do colesterol e proporcionam mais energia. A laranja, famosa pela vitamina C, é aliada na prevenção e combate de resfriados e gripes, além de possuir propriedades anticancerígenas. Falando dos vegetais, brócolis é rico em cálcio, ácido fólico, selênio, magnésio e potássio. Já a couve, possui grande quantidade de betacaroteno, vitamina C, cálcio e fibras.

Batata doce

A queridinha do mundo fitness, por possui baixo índice glicêmico, a batata doce é nutritiva, versátil e facilmente encontrada o ano todo e em qualquer lugar. Além de possuir muitas fibras, acumula antioxidantes poderosos, como o betacaroteno, que estimula o sistema imunológico e ajuda a manter altos níveis de anticorpos, e a vitamina A, essencial para a visão e o crescimento. 

Aveia

Rica em proteínas e com preço acessível, a aveia é farta em potássio, elemento que exerce papel essencial em muitas das funções mais importantes de nosso corpo, tais como contração muscular, condução nervosa e frequência cardíaca. Além do mais, é fonte de vitaminas B1 e B5. As vitaminas do complexo B garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal.

Água de coco

Apesar de não ser em qualquer lugar que se encontra a água de coco natural, os supermercados têm apostado em marcas com o mínimo de conservantes, e o produto 100% integral. Este líquido é um excelente para repor as energias, também é rico em potássio e tem baixas calorias. Além de hidratar o corpo, a água melhora o funcionamento renal, limpa a pele, melhora a digestão, combate o colesterol e câimbras.

Isotônicos

Existe um leque de marcas de isotônicos disponíveis atualmente e de diversos sabores. De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, em entrevista ao programa Bem Estar, da Rede Globo, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação. O médico orienta que esse produto é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por quem não pratica atividade física.

Além das opções listadas acimas, existem diversas outras que renderiam muitas páginas com suas respectivas propriedades nutricionais. Importante lembrar também que aqui listamos dicas, você deve ficar atento caso seja alérgico a algum desses alimentos e sempre consultar um nutricionista em caso de dúvida. E não esqueça do lema: desembale menos e descasque mais!