Aposte em exercícios físicos para prevenção da diabetes  - KinesioSport

Aposte em exercícios físicos para prevenção da diabetes

Você sabia que praticar exercícios físicos ajuda na prevenção à diabetes? Essa doença afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em 2019, mais de 13 milhões de pessoas viviam com a doença no nosso país. Portanto, se você ainda está sedentário, é melhor ir calçando o tênis e se mexendo.

Falando nisso, hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial da Diabetes. Essa data reforça a conscientização a respeito da doença e evidencia a importância da prevenção.

O que é a diabetes?

Segundo o Ministério da Saúde, a diabetes é uma doença crônica provocada pela falta de insulina, ou pela incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. Esse hormônio, produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose, ou seja, os níveis de açúcar no sangue.

É bom lembrar que a glicose é obtida por meio dos alimentos que ingerimos diariamente, e eles são a nossa principal fonte de energia. Além disso, o corpo precisa da insulina para conseguir metabolizar a glicose adquirida nesse processo.

No entanto, quando uma pessoa tem diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, o que provoca um déficit na metabolização desse carboidrato. Esses casos são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Prevenção é o melhor remédio

E já que os principais fatores de risco para a doença são sedentarismo e sobrepeso, nada melhor do que os exercícios para ajudar na prevenção da diabetes. “Quem mantém um peso adequado e faz atividade física diminui pela metade as chances de ter diabetes”, frisa o endocrinologista Pedro Saddi, em entrevista à Revista Claudia. Durante a atividade física, o corpo usa o açúcar disponível no sangue para conseguir mais energia, diminuindo a glicemia e ajudando no controle da doença.

Além disso, ter uma alimentação saudável é essencial no controle da doença. Por isso, prefira sempre alimentos naturais e evite o consumo dos ultraprocessados, pois eles são ricos em gorduras, sal, açúcar e aditivos químicos. Quem tem diabetes também deve consumir diariamente verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras.

E você, está esperando o que para começar a se exercitar hoje mesmo?