As principais lesões no skate - e aplicação de bandagem - KinesioSport

As principais lesões no skate – e aplicação de bandagem

As bandagens elásticas adesivas KinesioSport® são conhecidas por auxiliar em diversas modalidades esportivas – desde a prevenção de lesões, alívio de dores, além de ajudar a obter um melhor desempenho. Esse post é o quinto de uma série apresentada por Paulo Anchite, fisioterapeuta do esporte no Club de Regatas Vasco da Gama e fisioterapeuta intensivista do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Estes artigos trarão informações sobre lesões no esporte e como a bandagem elástica pode ajudar na recuperação e prevenção desses problemas.

Hoje abordaremos um novo esporte olímpico, que vai debutar nas olimpíadas do Japão, com reais possibilidades de ser o esporte com maior número de conquistas de medalhas para o Brasil. Estamos falando do skate e suas principais lesões.

O esporte foi desenvolvido na Califórnia na década de 60 por surfistas locais que queriam se divertir em dias de mar flat (sem ondas). Essa nova maneira de surfar no concreto se baseava em uma madeira com corte em forma de uma mini prancha, com eixos e rodas de patins fixados na mesma. O primeiro nome se deu como sidewalk surf para em seguida se transformar em skateboarding.

No Brasil, o skate chegou no meio da década de 60 trazido por surfistas californianos. Porém, o esporte deu um salto de qualidade na década de 70, onde foram criados os primeiros campeonatos locais. Na mesma época, houve a inauguração da primeira pista de skate no Brasil, mais precisamente em Nova Iguaçu – RJ.

Nas olimpíadas do Japão, haverão dois formatos com chances reais de medalhas: street masculino e feminino e park masculino e feminino.

KinesioSport no na seletiva mundial de skate (STU) 

No mês de novembro, tivemos a honra de trabalhar na seletiva mundial de skate (STU) na Barra da Tijuca RJ. Fizemos um grande trabalho com a comunidade skater do mundo. Houve a presença de atletas de todos os cantos do planeta, do Canadá a Austrália e da Noruega ao Uruguai.

Com a participação do fisioterapeuta Alisson Paz e sua equipe da CBSK e do fisioterapeuta carioca Felipe Hissa, desenvolvemos um grande trabalho e troca de experiência. As utilizações das bandagens KinesioSport foram feitas tanto na prevenção de lesões, nos pós traumas e nos tratamentos de muitos atletas do mundo todo.

Dentre as lesões com maior índice de ocorrências no Skate estão: 

01 – As entorses de tornozelo;

02 – Traumas e impactos e região dorso lombar da coluna;

03 – Traumas pós quedas em ombro e projeção do mesmo para a realização das manobras;

04 – Em relação a parte muscular, as panturrilhas, a parte posterior das coxas e a região glútea são os mais exigidos;

05 – Por último, as canelites em atletas de menor idade , devido aos impactos;

Ao final do evento, constatou-se uma imensa aceitação de todos os atletas nas aplicações das KinesioSport. Isso, tanto antes e depois das apresentações. Assim, firmada a parceria entre a KinesioSport e o chefe da fisioterapia da CBSK dr Alisson Paz. Vamos ajudar a nossa seleção a trazer as medalhas que estão em disputa 😉