Como escolher corretamente a bandagem adesiva para dor? - KinesioSport

Como escolher corretamente a bandagem adesiva para dor?

Você provavelmente já sabe que praticar atividades físicas é altamente recomendado devido aos seus benefícios à saúde. Contudo, elas podem acabar gerando lesões no corpo eventualmente. E, mesmo quando feitas adequadamente e sob orientação, podem gerar incômodos. É um processo normal, mas que pode ser aliviado com a bandagem para dor.

Quando nos exercitamos, a nossa musculatura é trabalhada. A ideia, quase sempre, é fazer com que essa parte do corpo se esforce mais do que está acostumada, afinal, ao fazer isso, o músculo vai se fortalecer e aumentar de acordo com a quantidade e intensidade da atividade. E, se ainda não está familiarizado, a dor muscular faz parte desse processo.

Quer entender mais sobre o papel da bandagem adesiva no controle da dor e de outros incômodos? Continue acompanhando a leitura para conferir!

O que são bandagens adesivas e para que servem?

Se você tem costume de assistir a jogos de futebol e outras competições, como de natação, já deve ter reparado nas faixas coloridas que os atletas participantes costumam utilizar nos ombros, panturrilhas, joelhos, tornozelos, e outras partes do corpo. Essas fitas são as bandagens adesivas, também conhecidas como Kinesio Tapes.

Elas apresentam uma parte macia, geralmente feita de algodão, para permitir que a pele respire, e um lado adesivo que apresenta grande aderência na derme. Algumas possuem, ainda, uma certa elasticidade. Quando posicionadas e coladas no corpo, tendem permanecer por cerca de 5 dias, até que comecem a perder os efeitos.

A partir dessas características das faixas, elas desempenham diversas funções importantes para atletas e mesmo para pessoas que praticam atividades em seu dia a dia como lazer e como forma de promover a qualidade de vida. Afinal, o uso das bandagens adesivas apresenta diversas vantagens para todos.

Entre as principais, podemos citar a aceleração da reabilitação dos músculos após aquele treino intenso, prevenção de lesões durante a prática das atividades físicas, promoção da circulação sanguínea, redução de dores em todo o corpo e, devido a esses benefícios, auxilia também no aumento da performance. Tudo isso sem ter medicamentos em sua composição.

Caso esteja sofrendo de incômodos como dores nas costas, lombar ou pescoço, entre outros locais, ou caso seja um praticante de atividades físicas, veja como se beneficiar dessas vantagens escolhendo o tipo de bandagem adesiva ideal para a sua situação!

Quais são os tipos de bandagens adesivas?

Apesar de a mais conhecida das bandagens ser a adesiva elástica, também é possível encontrar no mercado a rígida, sendo que cada uma delas apresenta benefícios e funções distintas. Entenda a seguir!

Bandagem elástica

A bandagem elástica adesiva é a mais popular devido à amplitude dos seus benefícios para qualquer praticante de atividades físicas. Ela apresenta grande elasticidade em seu comprimento, mas não em largura. Isso permite alguns efeitos interessantes, como a promoção da circulação sanguínea e a movimentação da região na qual foi aplicada.

Ao ser posicionada com uma tensão significativa em uma área que necessita de recuperação após um treino ou lesão, a fita estimula a região, promovendo a circulação sanguínea e linfática.

Além disso, com a execução de movimentos cotidianos, a fita promove micromovimentos por toda extensão da área em que foi aplicada, fazendo com que o corpo tenha mais facilidade de se recuperar de um treino mais intenso, por exemplo.

Isso também é extremamente útil em casos de lesões, pois a bandagem é aplicada na região afetada, contribuindo para mantê-la alinhada e evitar com que machuque mais. Dessa forma, a recuperação é acelerada.

Bandagem não elástica

A bandagem não elástica, ou rígida, não tem toda a flexibilidade da anterior, como nome já diz. Isso faz dela pouco recomendada para certas situações, mas, ainda assim, seu uso é indicado para dois principais casos.

O primeiro é quando um atleta sofre uma lesão que exige que uma parte do corpo fique imobilizada para que se recupere. Mas, mesmo nesse caso, geralmente também é indicado o uso da bandagem elástica, pois ela ainda permite certa movimentação da área machucada.

A segunda indicação é para evitar com que as lesões ocorram durante a prática das inúmeras atividades físicas. Nessa situação, ela é colocada em regiões que têm alta incidência de torções, como pulsos e tornozelos. Uma vez posicionadas, elas impedem com que o corpo faça um movimento a mais que machucaria a região.

Por isso, ambos os tipos de bandagens são ótimos para diferentes casos. Inclusive, podem ser utilizadas em conjunto para as diferentes situações que ocorrerem durante a prática de atividades físicas, desde que o uso seja orientado e a aplicação auxiliada por um profissional qualificado, como um fisioterapeuta.

Onde comprar uma bandagem de qualidade para dor ?

Quando falamos sobre saúde e qualidade de vida, as marcas que escolhemos utilizar geralmente têm grande relevância no resultado que vamos obter com determinado produto. E com as bandagens adesivas não é diferente, sendo importante escolher uma adequada e de qualidade, certo?

Por isso, é essencial que, na hora da compra, você escolha um local de confiança e uma boa marca. O ideal é comprá-la pela internet, já que encontrá-la se torna uma tarefa mais fácil, o preço é reduzido, existem mais opções e você ainda tem a praticidade de não ter que sair de casa e poder fazer a sua compra a qualquer hora do dia.

Uma boa opção, por exemplo, é apostar no site da KINESIOSPORT®. Lá você encontra bandagens elásticas adesivas de alta qualidade e tecnologia, desenvolvidas por uma equipe capacitada. As fitas são hipoalérgicas, não contêm látex na composição ou medicamentos.

Você pode optar por um rolo inteiro de bandagem ou, para facilitar as aplicações, investir em fitas já cortadas e preparadas para a aplicação na área em que você deseja obter os benefícios. Ademais, elas podem ser coloridas (rosa, verde, azul, vermelho, amarelo) ou em tons neutros (como preto, branco e bege). Só depende da sua preferência.

Se você pratica atividades físicas ou apenas deseja reduzir incômodos do dia a dia, a bandagem para dor é uma ótima opção de investimento. Portanto, não deixe de buscar orientação para descobrir qual Kinesio Tape utilizar para adquirir os benefícios.

Este artigo ajudou você a se esclarecer sobre a escolha de bandagens adesivas? Então, não deixe de conferir também tudo o que você precisa saber sobre as bandagens elásticas!