Bandagens Kinesio: veja as vantagens, benefícios e os 4 principais usos - KinesioSport

Bandagens Kinesio: veja as vantagens, benefícios e os 4 principais usos

A bandagem Kinesio é uma ótima ferramenta para auxiliar na performance física. Isso acontece porque esse tipo de adesivo, quando aplicado sobre a pele, aumenta o fluxo sanguíneo, oferece suporte aos músculos e articulações e também alivia a dor, contribuindo na prevenção e reabilitação de lesões.

São várias as vantagens de usar bandagens elásticas adesivas. Uma delas é a sua elasticidade, que permite uma maior flexibilidade da área. O seu material também favorece a transpiração e se adapta facilmente às formas do corpo. Além disso, elas são à prova d’água, o que permite que atletas de esportes aquáticos também possam usá-las — ou, então, que não seja necessário tirá-las para tomar banho.

Bateu aquela curiosidade para saber mais sobre essas bandagens, não é mesmo? Então, acompanhe o artigo e descubra suas principais vantagens e benefícios!

Vantagens das bandagens adesivas

Qualquer pessoa que leve uma vida ativa, pratique esportes ou seja afetada por dores no pescoço e costas pode fazer uso das bandagens. A utilização só deve variar de acordo com os objetivos — podendo promover bem-estar, melhorar o desempenho em atividades físicas, reduzir incômodos, entre inúmeras outras vantagens. Confira mais a seguir!

Aceleram a reabilitação pós-treino

O aceleramento da reabilitação ocorre, pois, com a tensão e aplicação correta da bandagem Kinesio, é possível reduzir dores provenientes de lesões ou de treinos intensos que forçam a musculatura do corpo e causam incômodos.

Além disso, quando ocorre alguma lesão, elas podem ser posicionadas de maneira que auxiliem a manter músculos, articulações e área afetada alinhados adequadamente. Dessa forma, a recuperação ocorre corretamente e de maneira mais rápida.

Previnem lesões durante os treinos

Lesões como as torções são bastante comuns em atletas e costumam ocorrer, principalmente, nos tornozelos e joelhos. Para evitar torcer essas regiões, é possível colocar as bandagens estrategicamente em volta da área, dificultando o movimento extra que acarreta dores e inflamações.

Promovem uma melhor circulação sanguínea

Quando as Kinesio Tapes são aplicadas com certa tensão, elas provocam a circulação sanguínea e linfática da área. Ademais, ao se movimentar você acaba contribuindo para que a fita faça micromovimentos que contribuem tanto para esse fluxo do sangue, quanto para a recuperação dos músculos após se exercitar.

Aumentam o desempenho físico

Com a prevenção de lesões e a diminuição de incômodos, a pessoa pode se sentir muito mais confortável e segura para realizar atividades. Para isso, as bandagens devem ser aplicadas antes do treino, de modo a garantir maior tranquilidade nesse momento e, consequentemente, promover o desempenho físico.

As principais aplicações de bandagem Kinesio

Para cada área do corpo, existe uma forma de aplicação adequada para que os resultados obtidos sejam realmente efetivos. Na maioria das vezes, é possível aplicá-las em casa, seja sozinho ou com o auxílio de alguém. A exceção é apenas para casos de reabilitação de lesões, em que é necessário a ajuda de um profissional da saúde capacitado no método de aplicação desses produtos. Veja algumas instruções!

1. Joelho

A melhor forma de aplicar as bandagens elásticas para joelhos é circulando a área da patela — osso saliente, localizado bem no centro do joelho —, com a pressão adequada. Dessa forma, diversas lesões são evitadas, inclusive aquelas pontadas que muitas pessoas sentem nessa região durante a prática de atividades físicas.

2. Lombar

Para prevenir ou aliviar incômodos na região lombar, recorte duas tiras da bandagem e aplique verticalmente sobre a região. Para isso, o usuário precisa fazer uma flexão lombar, apoiando-se sobre uma mesa ou cama.

Aplique-a de baixo para cima, exercendo uma leve pressão. Uma dica para garantir uma maior durabilidade da fita é arredondar as pontas, após recortá-la.

3. Ombro

Para cuidar de uma lesão no ombro, recorte duas faixas de acordo com a medida do ombro da pessoa que vai utilizar as bandagens, aplicando uma verticalmente e outra na horizontal. A primeira deve ser aplicada de baixo para cima, com pouca tensão no centro. Enquanto que a colagem da outra precisa ser feita com tensão média, acima da vertical.

Para definir a tensão da bandagem, basta esticá-la ao máximo e voltá-la lentamente ao seu estado natural. Caso queira uma tensão média, volte apenas 50% dela. Já para uma ainda menor, solte mais 50%.

4. Pescoço

Para aplicar a fita na região do trapézio, de modo a tratar de lesões no pescoço, será necessária a ajuda de uma pessoa. O usuário tem que alongar o pescoço para o lado oposto de onde a bandagem será colada, e o aplicador deve iniciar a colagem no ombro, seguindo em direção à extensão da área afetada.

Por se tratar de uma área sensível, a tensão precisa ser mínima e centralizada, para evitar eventuais incômodos com o uso.

Como utilizar as bandagens elásticas adesivas

Para adquirir os benefícios das bandagens de maneira integral, é importante estar atento a alguns detalhes de uso. Entenda mais a seguir!

Forma de aplicação

Como visto, em alguns casos, é mais interessante que sejam aplicadas por um fisioterapeuta. Contudo, elas também podem ser colocadas pelo próprio atleta com auxílio de um vídeo ou um passo a passo de aplicação.

Lembrando que a maneira de posicionar as faixas varia de acordo com o local no qual será utilizado, formato da fita e objetivo que deseja atingir com o uso, modificando também a pressão que é feita na hora da colagem.

Tempo de uso

O tempo de uso também varia de acordo com o objetivo ao usar a fita. Como visto, é possível utilizá-la para potencializar os treinos e evitar as lesões. Nesse caso, ela pode ser aplicada antes do treino e retirada assim que ele acabar.

Para as demais situações, é interessante utilizar as bandagens por toda sua vida útil, que costuma levar cerca de 4 dias, até que comece a descolar e perder seus efeitos. E o melhor: você pode fazer uso delas sempre que sentir incômodos ou achar que é necessário.

Agora que você conhece os principais benefícios de usar a bandagem Kinesio, é possível aproveitar todas as suas vantagens, melhorando, assim, o desempenho durante uma prática esportiva, prevenindo e potencializando a recuperação de lesões e colocando a saúde e bem-estar do seu corpo em primeiro lugar.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre o uso e vantagens da bandagem adesiva? Aproveite também para conhecer o site da KinesioSport® e conferir as variedades de dicas e produtos especialmente para você!