Benefícios do pilates: conheça os 4 mais surpreendentes! - KinesioSport

Benefícios do pilates: conheça os 4 mais surpreendentes!

O pilates é uma das atividades físicas que se popularizou nos últimos tempos devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Ele é indicado e seguro para diferentes idades — de crianças a idosos — com distintas condições de saúde, afinal, é um exercício conduzido por um profissional da saúde: o fisioterapeuta.

Se você tem problemas de coluna, teve uma luxação, um trauma, está em uma gestação ou apenas deseja obter os benefícios do pilates, essa atividade, sem dúvida, será benéfica para a sua saúde. É importante informar o professor sobre qualquer restrição ou condição especial, como essas citadas, para que ele ajuste as suas atividades.

Ficou interessado em descobrir quais são os benefícios alcançados com a prática semanal do pilates? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

1. Fortalece os músculos de todo o corpo

Para quem não sabe, apesar de existirem diversos tipos de pilates, todos eles são compostos por exercícios que envolvem o corpo em toda sua amplitude. Com a prática, trabalha-se desde as pernas, o abdômen, a lombar, o pescoço, os braços, e etc – trabalhando alongamento e fortalecimento.

Diferente da musculação, por exemplo, no pilates dificilmente um exercício será focado no fortalecimento de apenas um músculo ou de uma região isolada. Os movimentos quase sempre servem para todo o corpo, especialmente para as partes do abdômen e da lombar. Com a prática dessa atividade, sem dúvidas, você sentirá sua musculatura se fortificando.

2. Corrige problemas de postura

A correção da postura é um dos benefícios do pilates, proporcionado tanto pelo alinhamento do corpo durante a prática dos exercícios quanto pelo fortalecimento dos músculos, que contribuem para que o praticante tenha mais facilidade de sustentar o corpo na posição correta, sem sentir dores ou incômodos.

É por isso que o pilates é tão indicado para pessoas que sofrem com problemas de coluna, como escoliose e lordose. Além disso, também é recomendado para aquelas que sentem dores nas costas, devido à má postura no trabalho e nas atividades cotidianas ou devido ao período da gestação.

3. Aumenta a resistência física

Muitos acreditam que o pilates é uma atividade física que consiste apenas em alongamentos. Contudo, apesar da diversidade de modalidades, sempre são feitos exercícios envolvendo halteres, elásticos, bolas e, até mesmo, o peso do próprio corpo.

Dessa maneira, há um aumento da resistência, junto com o alcance de outros benefícios. Ou seja, a sua musculatura fica mais resistente e o corpo aguenta movimentos aeróbicos com maior facilidade.

4. Aumenta a flexibilidade

Como esse exercício dá bastante atenção para todo o corpo, fazendo com que o praticante se movimente ao máximo e exercite todas as regiões, é impossível não acabar aumentando a flexibilidade.

Isso acontece mesmo que nem sempre o professor de pilates aplique atividades voltadas apenas para o alongamento. Muitas vezes, essa habilidade é trabalhada nos diversos exercícios, sendo possível que você nem perceba que está alongando os braços, as pernas ou tronco.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios do pilates para o corpo. Ele ainda pode favorecer em casos de inchaço corporal, aumentar a disposição e, é claro, promover uma saúde melhor. Que tal começar a praticar para ver seu corpo ganhando formas mais harmoniosas, mais resistência e flexibilidade?

Gostou de saber mais sobre como o pilates é incrível para a qualidade de vida? Então, aproveite e venha conferir também os 5 principais exercícios físicos para ter uma saúde de ferro!