Cinco grandes tendências na alimentação dos brasileiros - KinesioSport

Cinco grandes tendências na alimentação dos brasileiros

Pesquisa realizada pelo BHB Foods e Suplementos, plataforma da consultoria Equilibrium Latam, e pela Decode, braço de inteligência de dados do grupo BTG Pactual, traz cinco grandes tendências na alimentação dos brasileiros. A análise, feita sobre mais de 83 mil posts e quase 20 mil matérias publicadas na internet, foi concluída em outubro deste ano e contempla conteúdos e menções feitos em redes sociais como Instagram e sites como Google News e YouTube.

O levantamento aponta movimentos entre os consumidores e a indústria alimentícia cada vez mais entre os queridinhos no país e que são que tendência para os próximos anos. São eles: a ascensão da dieta plant-based, a procura por produtos clean label, a preferência pela proteína como ingrediente, o equilíbrio entre alimentação saudável e o consumo de alimentos indulgentes, e o uso de suplementos. Entenda o que é cada um:

Plant-based

Plant Based – à base de plantas – lidera a pesquisa, como tendência e também como tema discutido pela ciência, sendo dietas plant based uma forma de caminharmos para um sistema alimentar mais sustentável e saudável.

Clean Label

A segunda parte da pesquisa foi sobre os produtos Clean Label – rótulo limpo. Trata-se de uma comida sem corante, sem conservantes, sem aditivos, conservante natural, entre outros. 

Proteínas

A pesquisa constatou ainda uma crescente busca por alternativas às proteínas de origem animal. Mesmo assim, é cada vez mais comum encontrar produtos com a quantidade de proteína estampados na embalagem. Produtos como barrinhas, achocolatados e sopas, por exemplo, são os que podem ser enriquecidos com as proteínas. 

Alimentos indulgentes 

Outra tendência que o estudo traz são os chamados alimentos indulgentes, ou, no nome em inglês, comfort food. A ideia aqui é recorrer ao alimento como uma fonte de prazer. Por isso, vale uma bomba de chocolate, um hambúrguer ou aquela receita caprichada de lasanha da vovó. 

Suplementos

Além disso, como já falamos por aqui, a venda de suplementos cresceu na pandemia, com muita gente comprando vitaminas e outros produtos voltados à imunidade. Segundo a pesquisa, o número mais expressivo de crescimento aconteceu nos suplementos esportivos, como a creatina, BCAA, maltodextrina, albumina e whey protein.

Esses produtos são líderes de audiência no meio digital — conforme os dados, vídeos sobre eles somam quase 19 milhões de visualizações no YouTube entre 2012 e 2020. Entre os produtos que fazem sucesso no segmento fitness, chama a atenção a busca por snacks proteicos.

E você, se identificou com algumas com algumas tendências de alimentação dos brasileiros, ou tem adotado no seu cardápio alguma delas? Conta para a gente nos comentários!