Comece 2021 adotando hábitos mais saudáveis - KinesioSport

Comece 2021 adotando hábitos mais saudáveis

Com as festas de fim de ano chegando, é comum perdermos um pouco do equilíbrio, seja na comida ou na bebida. Ultrapassar os limites na hora da ceia, participar de mais eventos e confraternizações, dar uma pausa na rotina de exercícios, tudo contribui para relaxarmos nesse período. Apesar disso, é manter o foco na alimentação (sem neuras) e ainda se manter ativo durante as festividades. E isso faz muita diferença para começarmos o ano novo de uma forma mais regrada e com hábitos mais saudáveis.

Equilíbrio na alimentação

Falar que fica difícil resistir a tantas delícias da ceia chega a ser clichê. Do salpicão ao pavê, do refrigerante ao espumante, as opções são inúmeras. Mas é preciso controle, afinal tudo que é em excesso faz mal à saúde.

Para a nutricionista da ACT Promoção da Saúde Mariana Claudino, apostar em substituições com pratos saborosos e leves é uma boa alternativa para equilibrar a alimentação nesta época do ano. “Com muita fartura e opções de pratos doces e salgados, os exageros acabam acontecendo. Come-se muito, bebe-se muito e logo depois é chegada a hora de dormir, causando um trabalhão para o corpo digerir isso tudo. Mas é possível reinventar algumas receitas e ter ótimos resultados nas festas de fim de ano, e sem arrependimentos depois”, destaca Mariana.

Confira algumas dicas para apostas em pratos mais saudáveis:

– Nas entradas aposte em frutas secas, castanhas e nozes, que são antioxidantes e têm propriedades que regulam os níveis de colesterol;

– Nos acompanhamentos, como salada de folhas, acrescente frutas e castanhas para deixa-la mais convidativa, e use sempre limão, pois ajuda a reduzir a necessidade de adição de sal e óleo;

– Na preparação de farofas, a sugestão é ampliar o uso de temperos naturais, como alho, cebola, pimenta, salsinha e cebolinha;

– Opte por panetones caseiros, com menos açúcar e ingredientes mais saudáveis.

Hábitos mais saudáveis em 2021

A cada ano que inicia planejamos as metas a serem alcançadas. Uma das mais traçadas é ter hábitos mais saudáveis no ano que se aproxima. No entanto, muitas vezes acabamos nos sabotando e não colocando o plano em prática. Veja o que fazer para parar de procrastinar:

– Trace pequenas metas e vá aumentando os desafios conforme for cumprindo;

– Comece aos poucos e lembre-se que tudo é questão de hábito;

– Se tiver alguma “recaída”, comece de novo;

– Não esqueça da hidratação;

– Consuma mais frutas;

– Diminua o consumo de açúcar e sal.

Tenha em mente que não se muda um hábito do dia para a noite. Comece devagar, e você irá longe aos poucos. Além disso, procure praticar alguma atividade física que você goste e consulte um médico regularmente. Cultivando o equilíbrio e hábitos mais saudáveis no ano novo, sua saúde com certeza vai agradecer! Boas festas!