Como aliviar as dores durante a gestação - KinesioSport

Como aliviar as dores durante a gestação

Todo mundo conhece ou já foi a gestante com incômodos durante a gravidez. Basta falar que está doendo em um lugarzinho que todo mundo vira médico ou fisioterapeuta com inúmeros métodos prometendo alívio. Mas quais são as técnicas mais eficientes para aliviar as dores?

De acordo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, em artigo publicado no site Tua Saúde, a dor nas costas, por exemplo, atinge sete a cada dez gestantes. “Afeta especialmente as adolescentes, que ainda estão em fase de crescimento, as mulheres fumantes e que as que já apresentaram um quadro de dor nas costas antes de engravidar”, explica. 

Alimentação é a base

A ginecologista e obstetra Denise Gomes, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em entrevista ao Portal Uol, explica que alguns sintomas podem ser contornados com uma alimentação saudável. “A gestante tem de se alimentar bem, pensar no que vai ingerir e não comer muito. O ganho de peso deve ser, no máximo, entre dez e 12 quilos durante a gestação inteira”, ressalta. Alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura também devem ser evitados.

No entanto, abuse dos líquidos. Hidrate-se bem, seja com água, sucos, água de coco. Tenha sempre uma garrafinha por perto.

Dores de cabeça

A mestre em ginecologia Flávia Fairbanks, indica como alívio para enxaquecas, colocar os pés de molho e massagem. Mas, segundo a especialista, o repouso também é fundamental.

Dores nas costas e pernas

O sedentarismo deve ser evitado durante a gestação. É claro, que existem exceções, nas quais os médicos indicam que a grávida fique em repouso. Mas se você não tem nenhuma contraindicação, mexa-se! Pilates e Yoga são ótimas alternativas para as futuras mamães, já que não sobrecarregam as articulações e fortalecem os músculos e a coluna.

Bandagem elástica como aliada

As bandagens elásticas também podem ser ótimas aliadas das grávidas. Indicadas tanto para tratamento, como prevenção, proporcionam alívio das dores, inchaço e auxiliam no tratamento de edema (acúmulo de líquido) das pernas.

Além disso, a bandagem KinesioSport, conta com a linha Soft, que foi especialmente desenvolvida para peles sensíveis. As fibras sintéticas do tecido possuem alta elasticidade e proporcionam maior conforto e transpiração. É uma ótima alternativa para uso em tratamentos pediátricos, estéticos, pós-cirúrgicos, geriátricos, neurológicos e em gestantes. Adquira clicando aqui.

Gostou das dicas? Lembre-se que na gestação o corpo passa por diversas mudanças, físicas e emocionais. Se você se sentir desconfortável peça ajuda, procure um médico. São nove meses e que devem ser bem aproveitados por você e pelo bebê, por isso busque aliviar as dores!

Boa gestação!