Como emagrecer depois da gravidez? Descubra aqui! - KinesioSport

Como emagrecer depois da gravidez? Descubra aqui!

O seu bebê nasceu e agora você só tem olhos para a nova razão da sua vida. Mas, ao se ver no espelho, fica imaginando como emagrecer depois da gravidez, não é? Esse sentimento é normal, principalmente por conta da variação de peso que a mulher sofre ao engravidar e à falta de tempo para retomar a forma.

A primeira coisa a se fazer é manter uma alimentação saudável, tanto pela sua saúde e a do seu filho quanto pela vontade de perder esses quilinhos extras. Além disso, existem várias outras práticas saudáveis para que o seu corpo volte ao normal após o parto.

Por essa razão, separamos as principais dicas para ajudar você nessa tarefa. Tem interesse em saber mais? Então, continue a leitura!

Respeite o tempo do seu corpo

Com uma alimentação saudável, exercícios físicos e várias outras atividades que auxiliam o emagrecimento, a recuperação após o parto consegue ser mais rápida. No entanto, você deve saber que é comum levar cerca de três a seis meses para voltar ao peso anterior à gravidez, afinal, seu corpo passou por intensas transformações durante esse período.

Busque apoio e orientação nutricional

Como você viu, a alimentação é a chave principal para voltar a forma. Além disso, com um corpo bem nutrido, a produção do leite é mais eficaz, o que contribui para manter o seu bebê sempre saudável.

Assim como acontece com a maioria das pessoas, você também deve se sentir mais cansada por conta da adaptação à nova rotina, às mudanças hormonais, entre outros fatores, que levam à ansiedade e ao desejo de avacalhar na alimentação com frituras, refrigerantes, alimentos industrializados, excesso de doces etc.

Por isso, é essencial um acompanhamento nutricional com um profissional, a fim de que seja montado o cardápio com todos os nutrientes necessários para manter a saúde, se sentir bem e ainda conseguir emagrecer.

Como na fase da amamentação é necessário consumir aproximadamente 300 calorias a mais, um nutricionista saberá indicar os alimentos necessários para o seu dia a dia.

Reestabeleça uma rotina de exercícios adequados

Após o período de repouso e reabilitação do parto, com a liberação do seu obstetra, é importante reestabelecer a prática de atividades físicas. Você pode começar com exercícios leves, como uma caminhada no parque empurrando o carrinho. Além de passar um tempo ao ar livre com o bebê, você aproveita para entrar em forma.

Além do mais, os exercícios físicos são ótimos para pessoas que estão se sentindo mais estressadas ou que estão se irritando facilmente. As atividades físicas, como caminhada, natação, pilares, ioga, entre outras, contribuem para a queda da produção de hormônios que propiciam esses sentimentos negativos.

Cuide da amamentação

A amamentação é extremamente necessária para a nutrição do bebê, pelo menos nos primeiros seis meses de vida. Além disso, traz aspectos positivos também para o seu corpo.

A prática da amamentação queima cerca de 750 calorias no dia, além de estimular a liberação do hormônio ocitocina, que influencia diretamente a contração do útero. Dessa forma, o que as pessoas dizem é verdade: amamentar realmente emagrece!

Mantenha a hidratação

A produção de leite requer uma boa hidratação. Por isso, após o parto é necessário beber cerca de 2,5 litros de água por dia. Até porque uma hidratação adequada estimula o funcionamento dos rins e diminui a retenção de líquidos. Isso ajuda a diminuir o inchaço do corpo.

Tente montar uma rotina

Adaptar-se à nova rotina é realmente complicado, principalmente pelos horários do recém-nascido. Portanto, sempre que houver uma brecha de tempo, aproveite para cuidar de si mesma, alimentando-se, hidratando-se e exercitando-se aproximadamente no mesmo horário.

Sabemos como emagrecer depois da gravidez pode ser bastante complicado, mas não se sinta mal se não conseguir tão facilmente. O importante é sempre contar com a ajuda da sua família e de um profissional da saúde e da nutrição para perder peso de forma saudável.

E então, gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar nos comentários o que você vem fazendo para recuperar o peso!