Como fazer yoga em casa? Aprenda 4 dicas! - KinesioSport

Como fazer yoga em casa? Aprenda 4 dicas!

Estresse, má postura, dores nas costas e lombar, inchaço corporal… São vários os problemas notados no corpo após um dia de trabalho. Por isso, saber como fazer yoga em casa ajuda muito a diminuir esses e outros incômodos, afinal, essa é uma prática milenar e que apresenta inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

O yoga é uma atividade física relaxante e que trabalha a resistência, equilíbrio, concentração, força e alongamento. Tudo isso utilizando o próprio corpo ao realizar diversas posições. E o mais legal é que ele é indicado para praticamente todas as pessoas, desde crianças, adultos, idosos e até gestantes.

Quer saber como incluir essa atividade na sua rotina e se preparar para executá-la? Confira o artigo para descobrir!

1. Prepare o ambiente

O primeiro passo para praticar yoga é preparar o ambiente de maneira adequada. É essencial que o cômodo seja relaxante e privado para não ter interrupções. Além disso, é ideal que você tenha um tapete ou tatame próprio para a prática. Assim, evitam-se desconfortos causados por realizar as atividades diretamente no chão.

Para deixar o ambiente relaxante, vale apostar em incensos aromáticos e uma luz mais amena e de cor quente, bem como manter todo o cômodo organizado e retirar qualquer coisa que possa atrapalhar você durante esse momento do dia.

2. Defina o tempo disponível

A prática de yoga precisa ter um começo, meio e fim para que seja completa. O começo é para preparar sua respiração e alongar o corpo. No meio você pode investir em posições mais avançadas. Já no final, é a hora de relaxar o corpo após a atividade. Por isso, é importante definir o horário e tempo que você tem e deseja utilizar para fazer yoga. Assim, você consegue distribuir o tempo para o começo, meio e final da prática, tendo uma “aula” completa.

3. Adote cuidados para evitar machucados e lesões

Para realizar a prática de qualquer atividade é indispensável tomar alguns cuidados com o objetivo de evitar acidentes que possam causar lesões e machucados. E com o yoga não é diferente! É indispensável fazer yoga sob orientação ou que você já tenha certa experiência para garantir que faça tudo corretamente em casa.

Além disso, as bandagens elásticas adesivas também são grandes aliadas nesse momento. Esse acessório auxilia a potencializar a prática ao reduzir dores e fadiga muscular, e estabiliza articulações evitando movimentos prejudiciais que podem gerar lesões em locais como joelho, punho e tornozelo.

4. Medite

A meditação é uma prática relacionada ao yoga. Quando combinadas, essas atividades tendem a se completar e potencializar o relaxamento do corpo e mente. Por isso, vale a pena incluí-la no começo e/ou final da sua prática. Assim, é possível aproveitar de um corpo e mente mais relaxados no seu dia a dia e aumentar a qualidade de vida.

Viu só como fazer yoga em casa não é difícil? O importante é tomar cuidado para realizar as posições adequadamente, conhecer essa atividade para praticá-la em casa e manter sempre a frequência. Ao seguir essas dicas, com certeza você poderá sentir os benefícios, dentre os quais a tonificação do corpo e redução do estresse.

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