Como nadar com segurança em águas abertas - KinesioSport

Como nadar com segurança em águas abertas

Com a chegada do verão, é comum que as pessoas procurem lugares para se refrescar. E quem não tem piscina em casa ou nas proximidades, vai à praia, ou até mesmo a rios, barragens, lagoas e cachoeiras. No entanto, é preciso estar atento para nadar com segurança em águas abertas. Confira, a seguir, algumas dicas:

Faça um reconhecimento do local

O primeiro passo é conhecer o local que você vai nadar, ou estar com algum guia que saiba as condições do ambiente que vocês irão praticar a natação. É importante saber se há rochas no local, quais áreas que a correnteza é mais forte, se há buracos no local, se o ambiente é de pesca ou passam embarcações por ali, entre outros detalhes. Esteja atento também aos fatores externos, como ausência de bordas, correnteza e água turva, que podem ocasionar acidentes.

Procure nadar sempre com boia

Atualmente existem inúmeras boias no mercado, para todos os gostos e bolsos. Desde as de material rígido até as infláveis. Carregue a boia com você sempre que for nadar em águas abertas. Esse acessório é essencial, pois caso você canse, terá como se manter na superfície. Outra opção, caso você não consiga adquirir uma boia, é amarrar várias garrafas pet vazias na sua cintura.

Use filtro solar

Devemos usar filtro solar diariamente, inclusive sempre que vamos nos exercitar ao ar livre, como é o caso de nadar em águas abertas. Afinal de contas, uma grande parte do corpo fica exposta ao sol nesses casos. Capriche na aplicação no rosto, pois nadando em águas abertas você precisa tirar constantemente a cabeça para fora da água para se orientar, já que não terá o auxílio das raias como na piscina, por exemplo.

Observe as condições climáticas

Quando você for nadar em águas abertas, é essencial estar ligado nas condições climáticas. Nada de entrar no mar, no rio, ou na barragem quando houver previsão de chuva ou tempestade, por exemplo.

Ainda mais quando se trata de rios com cachoeiras, pois se o tempo virar e você estiver nadando, a vazão da água pode ser enorme e não dar tempo de sair do local.

Todo mundo merece se refrescar neste calorão, mas é essencial fazer isso com segurança para que não ocorram acidentes, não é mesmo? E você, gostou das dicas? Tem mais alguma para incluirmos na lista de cuidados para nadar com segurança em águas abertas?