Como recuperar os músculos após a Covid-19?  - KinesioSport

Como recuperar os músculos após a Covid-19?

Como se não bastassem todos os sintomas que podem surgir durante a infecção pelo coronavírus, após esse período muitos pacientes ainda precisam lidar com sequelas. Sintomas como cansaço, tontura e fraqueza muscular, por exemplo, vêm sendo relatados por quem enfrentou a doença. A sarcopenia, ou seja, a perda de massa muscular é outra sequela bastante comum entre os recuperados, sobretudo em pacientes que precisaram de internação hospitalar. Mas como fazer para recuperar os músculos após a Covid?

Covid causa sarcopenia acentuada

Recentemente, um estudo de um grupo do Hospital Sírio-Libanês foi publicado no periódico Frontiers in Physiology. Essa pesquisa constata que a perda de massa muscular da coxa dos pacientes internados por Covid-19 chega a 3,7% por dia. “O valor é maior se comparado a pacientes com quadros graves, como por exemplo sepse e disfunções múltiplas de órgãos”, destaca Wellington Yamaguti, fisioterapeuta e gerente do Serviço de Reabilitação do hospital, em entrevista à Revista Saúde

Entre os fatores que provocam a perda de massa muscular estão o tempo prolongado no leito, o uso de ventilação mecânica e a diálise, por exemplo. “Em idosos sem uma doença, o declínio médio de massa muscular não passa de 1 a 2% por ano”, compara Yamaguti. Por causa dessa perda acelerada, o paciente passa a ter dificuldades para caminhar, subir um lance de escadas ou carregar objetos.

Recuperação após a doença

Para ajudar na recuperação desses pacientes, o programa de fisioterapia começa já durante a internação pela Covid-19, visando reestabelecer a saúde deles. O processo inclui vários exercícios em que o nível de dificuldade aumenta, e a orientação é que o paciente continue o tratamento em casa após a alta hospitalar.

O protocolo inicia com exercícios simples, como simular passos sem sair do lugar. Em alguns casos, o paciente está sentado, ou, até mesmo, faz os gestos da musculação, porém sem os pesos, por exemplo. A partir daí, há progressão dos exercícios para que o paciente vá se reabilitando a fazer atividades que antes eram comuns no seu dia a dia mas que, com a Covid, acabaram ficando mais difíceis devido às sequelas.

Como fortalecer os músculos após a Covid-19

– Após o período de isolamento pela doença, procure orientação médica e de um profissional de educação física para a retomada de exercícios;

– Mas não volte com tudo! O seu corpo estava parado durante a infecção, e agora precisa se readaptar novamente às atividades físicas;

– Além disso, mantenha uma alimentação equilibrada e trate deficiências de vitaminas, caso forem constatadas. Nesse caso, uma nutricionista pode solicitar os exames necessários e ajustar a sua alimentação.

E você, já teve a doença? O que tem feito para recuperar os músculos após a Covid-19? Conta pra gente nos comentários!