Como sair do sedentarismo? 3 dicas práticas para se movimentar! - KinesioSport

Como sair do sedentarismo? 3 dicas práticas para se movimentar!

O sedentarismo pode ser definido como a falta de exercício físico suficiente, e afeta significativamente a saúde da pessoa. Uma vida sedentária pode provocar o agravamento de várias doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outros. Por isso, é essencial saber como sair do sedentarismo para evitar o aparecimento desses problemas.

As atividades físicas têm um papel fundamental na melhora desse quadro. Além de reduzir e prevenir a incidência de muitas doenças, proporcionam melhorias e adaptações dos sistemas orgânicos. Com isso, o desempenho das atividades do dia a dia fica melhor e mais facilitado, gerando mais qualidade de vida e saúde.

Neste post, vamos apresentar 3 dicas de como sair do sedentarismo para você começar já a se movimentar. Confira!

1. Caminhe perto de casa

Uma das coisas que pode contribuir para o sedentário adiar a prática de exercícios físicos é a falta de tempo e a preguiça de sair de casa e ir a uma academia. Por isso, o primeiro passo é começar com uma atividade que seja agradável e não apresente grandes dificuldades. Logo, uma boa opção é caminhar perto de casa, em uma praça, parque, ou mesmo no quarteirão, por exemplo.

Para isso, basta colocar um tênis e uma roupa apropriada. Além disso, procure por um local que tenha uma calçada adequada, evitando andar na rua. O recomendado é que a caminhada seja um pouco acelerada, mas comece com um ritmo que você achar mais confortável e vá aumentando aos poucos. Caminhe cerca de 30 minutos e de 3 a 5 vezes por semana. Outra dica importante é utilizar um bom protetor solar antes de sair de casa e manter a hidratação, bebendo bastante água durante o percurso.

2. Troque o elevador pelas escadas

Descer e subir as escadas do prédio é uma ótima maneira de se exercitar, pois melhora o condicionamento físico e ajuda a fortalecer os músculos da perna. Comece devagar, com os pés bem plantados em cada degrau. À medida que for melhorando a condição cardiovascular, amplie a experiência para mais andares.

Subir apenas 3 andares de escada equivale a uma caminhada de 10 minutos. Assim, se você mora em um prédio, fazer esse roteiro no mínimo 3 vezes representa mais de 30 minutos de exercício, que é o que o corpo necessita diariamente. Sempre que possível, abra mão do elevador. Se você mora ou trabalha em um prédio com elevador, dê preferência às escadas.

3. Realize deslocamentos de bicicleta

Outra boa sugestão é trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho ou à padaria, à mercearia, à farmácia, etc. Se você não tem uma, analise as opções disponíveis e escolha um modelo que possa atender às suas necessidades, pois existem várias com um bom custo-benefício. No começo, tente pedalar o suficiente e faça bastante esforço. Quando for se acostumando, aumente as distâncias percorridas.

Uma pessoa com cerca de 70 quilos consegue perder aproximadamente 270 calorias andando de bicicleta por meia hora, entre 20 e 22 km/h. Quanto maior for o seu peso, mais calorias você perde, e isso também vale para a intensidade do exercício.

Se você não conhecia as dicas de como sair do sedentarismo, saiba que é preciso mudar alguns hábitos de vida. Para isso, comece com pequenas alterações, como caminhar perto de casa, trocar o elevador pelas escadas, andar de bicicleta, entre outras. Ao longo do tempo, você pode diversificar os exercícios e optar por uma academia.

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