Como se manter saudável na pandemia? - KinesioSport

Como se manter saudável na pandemia?

Em 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista, profissional responsável por cuidar da nossa alimentação, e essencial para prevenir e tratar de doenças. E, em um contexto de pandemia, essa especialidade é ainda mais fundamental para a manutenção da nossa saúde. Confira a seguir algumas dicas de como se manter saudável na pandemia, lembrando que as sugestões não substituem a orientação de um nutricionista. 

Rotina alimentar 

Com o isolamento social, muita gente relaxou nos cuidados com a comida. Já outros, aproveitaram o tempo em casa para preparar as refeições com mais cuidado. Por isso, nossa primeira dica é manter a sua rotina alimentar o mais saudável possível. Nada de pular refeição!

Se, antes da pandemia, você era acostumado a tomar café em um horário específico e comer alimentos que te proporcionam saciedade até o almoço, continue assim.   

Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Portanto, refeições adequadas e saudáveis feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário. 

Desembale menos e descasque mais 

Essa frase clássica é perfeita para quem está mais em casa, já que com um tempinho extra, é possível se dedicar mais na preparação das refeições. Mesmo se você não tiver mais a possibilidade de trabalhar de casa, o ideal é preferir os alimentos in natura ou minimamente processados.

Frutas frescas ou secas, castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar, são excelentes alternativas para um petisco entre as refeições principais. Além disso, são lanches práticos para quem não tem muito tempo ou passa o dia fora. 

Planejamento 

O ideal mesmo é planejar as suas refeições. Separe um dia da semana para essa organização: faça um cardápio antes de ir ao mercado ou feira, assim você sabe o que comprar e evita desperdício, e quando chegar em casa, higienize, porcione e prepare os alimentos para a semana. Isso evita que você consuma refeições processadas e pobres em nutrientes. Além de ser mais barato, você sabe o que está ingerindo: uma comida saudável e preparada por você.  

Equilíbrio 

Ninguém é de ferro e pedir um delivery às vezes cai bem, né? O mais importante é que isso não seja rotina, mas que também não gere culpa. Está tudo bem consumir algum alimento não tão saudável algum dia. Na próxima refeição, você volta para a sua rotina normal e tudo certo!

Também não esqueça de se manter ativo durante esse período. Alimentação equilibrada e atividade física são um casamento ideal para desenvolver uma boa imunidade, algo que precisamos muito atualmente. Além disso, procure um nutricionista para elaborar um plano específico para os seus objetivos. Ele pode te ajudar com mais dicas de como se manter saudável durante a pandemia.