Como se preparar para uma maratona e evitar lesões - KinesioSport

Como se preparar para uma maratona e evitar lesões

Dizem que para correr basta querer e um par de tênis. Mas você sabe como se preparar para uma maratona e evitar lesões?

O esporte que tem despertado paixão no mundo inteiro nos últimos anos, não para de crescer, assim como a vontade de se desafiar em provas maiores, do comecinho nos cinco quilômetros à estreia na prova de 42 quilômetros e 195 metros: a famosa maratona. 

Mas se engana quem pensa que para correr é preciso apenas vontade e calçado. É preciso algo a mais, como preparação e disciplina. Esse talvez seja o motivo de muitos estrearem no esporte e não darem prosseguimento. Mas há aqueles que gostam tanto da experiência que em pouco tempo correm maratonas.

Quando se começa a aumentar a quilometragem é preciso atenção e cuidado, pois o corpo que até “ontem” não corria uns três quilômetros sem ficar extremamente ofegante, precisa estar pronto para percorrer mais 40 km.

maratona como se preparar

Recordes na maratona

Mas antes de continuar, você sabe qual é o recorde de uma maratona? Entre os atletas amadores, a felicidade toma conta quando alguém faz um sub 3. Isto é, uma maratona em menos de três horas. Mas já imaginou em correr 42,195 km em duas horas, um minuto e 39 segundos? Sim, este é o recorde oficial do queniano Eliud Kipchoge, que entrou para a história na Maratona de Berlim de 2018, uma das ‘majors’*.

*  World Marathon Majors é uma competição em formato de campeonato para maratonistas iniciada em 2006. Ela é composta pelas seis maratonas mais famosas do mundo: Chicago, Londres, Boston, Nova York, Berlim e Tóquio.

Recentemente, o mesmo atleta dono do recorde mundial, o corredor Eliud Kipchoge, completou a distância de uma maratona em menos de duas horas. O queniano fez história no atletismo com a marca de uma hora, 59 minutos e 40 segundos. Mas esse recorde não é oficial, o que ainda vigora é a sua marca em Berlim em 2018.

Preparação para uma maratona

A corrida é um esporte que pode “despertar” muitas lesões se o corpo não foi tratado adequadamente. Confira dicas para correr uma maratona:

– A primeira coisa é montar um planejamento de treinos. Para isso, você vai precisar da orientação de um profissional de educação física;

– Inicie a preparação bem antes da prova que você escolheu para estrear, assim pode aumentar as cargas aos poucos, evitando possíveis lesões;

– Não descuide jamais da alimentação e hidratação. Elas são os combustíveis para um bom desempenho físico;

– Faça liberação miofacial antes e após o treino. Isso vai ajudar a deixar a musculatura mais solta;

– Descanso também é treino. O corpo precisa de um tempo para se recuperar ao longo da semana de atividades.

Lesões

Mas em caso de lesões, a bandagem esportiva KinesioSport será sua aliada na recuperação, para voltar a treinar o quanto antes. Além disso, também pode ser usada para prevenir lesões. Para treinos em condições extremas, o Spray fixador para bandagens também é um bom aliado. 

Entre as lesões mais comuns entre os corredores estão a fascite plantar e a canelite. Para evitar, cuide para não se sobrecarregar nos treinos e siga as indicações acima. Além disso, procure educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas para ter um acompanhamento profissional e que dará todo o suporte para que você estreie bem e saudável nos 42,195 km de pura endorfina!