Como ter uma alimentação saudável para um bom preparo físico? - KinesioSport

Como ter uma alimentação saudável para um bom preparo físico?

A nutrição adequada e o desempenho físico são uma dupla inseparável, pois é preciso ter hábitos alimentares saudáveis para ter um bom rendimento na prática de exercícios. Uma pizza, por exemplo, pode prover uma grande quantidade de energia, mas não vai oferecer outros nutrientes essenciais ao corpo, além de provocar uma certa letargia. Sabendo da importância desse aspecto, resta a pergunta: como ter uma alimentação saudável?

Neste texto, você pode conferir algumas dicas para melhorar sua nutrição e o seu desempenho nos esportes. Acompanhe a leitura!

Como ter uma alimentação saudável?

O ideal é buscar a ajuda de um nutricionista. Ele é o profissional mais adequado para avaliar suas necessidades e prescrever uma dieta balanceada. Apesar disso, existem algumas mudanças a serem feitas nos hábitos alimentares que apenas trazem benefícios para a saúde. Confira!

Não esqueça os carboidratos

Algumas pessoas podem ver os carboidratos como grandes vilões da dieta e da saúde, mas eles são uma fonte de energia de rápida absorção no organismo, perfeitos para quando você vai fazer um treino longo, com mais de uma hora. Dê preferência aos legumes, frutas, tubérculos e cereais integrais. Além de serem fontes naturais de energia, ainda contêm fibras e outros nutrientes necessários ao organismo.

Todos os macronutrientes — proteínas, carboidratos e gorduras — têm seu lugar numa dieta balanceada. Cada um tem seu papel e importância. Por isso, procure consumir alimentos variados, sem julgar nenhum deles como vilão. Uma dica essencial é ficar de olho nas quantidades, sempre comendo um pouquinho de tudo.

Invista em alimentos que dão energia

Na hora de fazer uma atividade física, é preciso ânimo e energia para completar a tarefa. Para ajudar seu organismo a ter um pouco mais de energia, use os famosos alimentos termogênicos. A canela, o gengibre e a pimenta caiena são alguns exemplos bem conhecidos.

Coma antes e depois dos exercícios

As refeições pré e pós-treinos são essenciais para um bom desempenho. No pré-treino você vai ingerir os nutrientes e fontes de energia necessários para manter um bom rendimento durante a atividade. Já no pós-treino você vai comer alimentos que vão auxiliar na recuperação do corpo, como reconstrução muscular e reabastecimento dos estoques de energia.

Para saber as melhores escolhas em cada situação, você deve conversar com o nutricionista de sua confiança. Ele é o profissional indicado para prescrever quando e quanto comer de cada alimento.

Como ter hábitos mais saudáveis?

A prática de atividade física e a alimentação balanceada não são os únicos pontos para uma vida mais saudável. Dormir bem, manter a hidratação e ter cuidados com a saúde mental, por exemplo, também fazem parte do pacote. Para ter hábitos saudáveis é preciso ter constância. Comece fazendo pequenas mudanças no seu dia a dia.

Entendeu como ter uma alimentação saudável? Seguindo essas dicas, você perceberá que seu desempenho esportivo e até mesmo cotidiano vai melhorar. Ao comer de forma equilibrada, você passa a ter mais energia e disposição para realizar suas tarefas diárias.

Se você está buscando uma vida mais ativa, não deixe de ler este artigo sobre treinos na academia para iniciantes. Você vai ver algumas dicas preciosas de como começar e o que esperar dos seus treinos.