Como tratar as dores musculares após exercícios? - KinesioSport

Como tratar as dores musculares após exercícios?

A prática de exercícios físicos é importante para a saúde, mas pode causar alguns incômodos. As dores musculares após exercícios são muito comuns ao trocar de série na academia ou quando você volta a se exercitar após algum tempo parado, por exemplo.

Isso acontece, normalmente, porque o corpo ainda não está acostumado a tais efeitos. Como resultado, as microlesões musculares levam ao inchaço e ao incômodo. Apesar disso ser normal, não precisa ficar sem solução. Desse jeito, você não desanima de manter bons hábitos.

Para lidar com incômodos leves e moderados, veja como amenizar as dores musculares após exercícios.

Não se esqueça do aquecimento

Pular do estado de repouso para o treino pesado não é uma boa ideia. Sem a preparação, você corre o risco de sobrecarregar os músculos e de aumentar as dores como resultado.

Então, o melhor é realizar o aquecimento do jeito certo. Faça alongamentos e exercícios de baixa intensidade para começar a preparar o corpo. O aumento gradual da frequência cardíaca melhora a circulação e a oxigenação das células e deixa os músculos mais bem preparados para a atividade que virá.

Faça massagens da forma correta

Para eliminar os pontos de tensão, é recomendado recorrer à massagem. Do aspecto esportivo, é essencial aliviar a carga sobre os músculos e estimular a contração para prevenir as dores.

Os movimentos devem ser firmes e precisos, direcionados para os grupos musculares trabalhados. Se a dor for intensa, você pode procurar um fisioterapeuta, que será capaz de ajudar a aliviar o incômodo da tensão acumulada.

Uma boa dica na hora de fazer séries de recuperação muscular (mas também exercícios de aquecimento) é o uso do rolo de liberação miofascial. Com a ajuda desse equipamento, você desenvolve algumas musculaturas simultaneamente à massagem em regiões doloridas e promove maior alongamento.

Use bandagens elásticas adesivas

Outra solução para tratar as dores musculares após exercícios é realizar a aplicação de bandagens elásticas adesivas. Feitas com um material especial, elas aderem à pele e a deixam respirar. Também isolam grupos musculares e exercem uma tensão que ajuda essas estruturas.

Entre os principais efeitos desses produtos, estão a melhoria na circulação e a diminuição das dores. Para completar, dão a estrutura necessária para evitar lesões e para aumentar o desempenho esportivo.

Elas podem ser usadas depois da prática ou antes, de forma a melhorar a postura ou dar mais firmeza. Entre os locais de aplicação, estão a lombar, a panturrilha, os ombros e os joelhos, além de outras regiões. Como resultado, os impactos negativos ficam menos intensos.

Porém, fique atento. Caso as dores sejam muito fortes e/ou originadas em uma lesão, a aplicação deve ser feita por um profissional. Isso aumenta a eficácia das bandagens e ainda garante uma recuperação melhor.

Descanse corretamente

Todas essas medidas são essenciais para conseguir o alívio após a prática. Porém, elas serão menos efetivas se você continuar a forçar os músculos que já estão doloridos. É o que acontece ao não dar um intervalo mínimo entre um treino e outro.

O excesso de esforço pode, inclusive, aumentar o risco de lesões ou o agravamento de problemas. Então, é essencial não abrir mão do descanso para que os músculos possam se recuperar. Dormir bem, alimentar-se corretamente e beber bastante água são algumas recomendações para aliviar a sensação indesejada.

As dores musculares após exercícios são muito comuns, principalmente quando o corpo ainda não está acostumado a certos esforços. Com essas orientações, é possível driblar o problema e estar pronto para outra em menos tempo.

Não quer ficar de fora das publicações? Assine nossa newsletter e receba nossas dicas diretamente em seu e-mail!