Como voltar a malhar depois de se recuperar de problemas físicos? - KinesioSport

Como voltar a malhar depois de se recuperar de problemas físicos?

Uma dificuldade enfrentada por quem gosta de praticar atividades físicas são as lesões. Se você tem uma rotina de exercícios regular ou pratica um esporte, já deve ter se deparado com esse problema. Algumas lesões, como rompimento de ligamento ou inflamações nos músculos, e até mesmo doenças, como uma simples gripe, impedem a continuidade da prática esportiva. Quando isso ocorre, o primeiro pensamento que passa é quando e como voltar a malhar.

Apesar de ficar parado ser ruim, o tempo de repouso é importante para a recuperação. No momento de voltar aos treinos, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Neste texto, você encontrará dicas para retornar a sua rotina de treinos. Boa leitura!

Respeite o seu corpo

Ao voltar para a atividade física após uma lesão, é importante respeitar o seu corpo. Mesmo com a liberação do médico para voltar, isso não significa que você pode recomeçar com força total. É preciso que você obedeça os seus limites e possíveis limitações provenientes da lesão. Se sentir dor ou incômodos na região que foi lesionada, informe ao seu professor.

Uma lesão no joelho, por exemplo, pode limitar os movimentos de agachamento e corrida. Isso não significa que nunca mais poderá realizar esses movimentos, mas será necessário fortalecer a musculatura. O uso de bandagem elástica e outros acessórios também podem auxiliar a recuperação da amplitude e qualidade do movimento.

Comece devagar

Um dos princípios do treinamento é o da reversibilidade. Segundo ele, a falta de regularidade na atividade física leva à perda dos avanços alcançados. Quanto maior o tempo de interrupção, maior o prejuízo. A boa notícia é que o ganho de força e melhora da resistência ocorre de forma mais rápida, devido à memória muscular.

Por isso, ao voltar de uma lesão, é preciso começar devagar. Se você costumava correr 10km, talvez volte correndo apenas 3km. Cuidado para não cometer nenhum excesso e submeter o seu corpo a uma carga desnecessária.

Faça alongamentos

Os exercícios de alongamento costumam ser deixados de lado e considerados menos importantes, mas não deveriam levar essa fama. Com o tempo de repouso e a falta de movimentos, a tendência é que os músculos fiquem tensionados e rígidos. O alongamento vai justamente ajudar a restaurar a elasticidade dos músculos.

Melhorando a flexibilidade, você consegue melhorar a qualidade do movimento, o que leva a um treino mais eficiente e uma recuperação melhor.

Procure outras atividades

Ao tratar de uma lesão e, principalmente, na volta às atividades normais, é interessante buscar outras opções. Pode ser que você não recomece a treinar fazendo o seu esporte ou exercício favorito, mas pode começar uma outra modalidade que vai complementar o tratamento. Fazer Pilates, treinamento funcional ou musculação com personal são algumas opções.

Com essas dicas, você já sabe como voltar a malhar. O mais importante é sempre contar com profissionais capacitados para auxiliar o seu retorno. Converse com o seu treinador e siga as orientações que ele passar. Dessa forma, você recupera a forma e ainda evita novas lesões e tempo parado.

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