Confira 4 dicas de ouro para voltar a praticar esportes! - KinesioSport

Confira 4 dicas de ouro para voltar a praticar esportes!

Com a rotina de trabalho e obrigações da vida adulta, é comum deixarmos as atividades físicas de lado. No entanto, é quando surgem dores no corpo, falta de energia e problemas relacionados ao sedentarismo, que percebemos o quanto nos movimentar e praticar esportes faz bem à nossa saúde.

Praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana é uma mudança de hábitos que só traz vantagens. Entre elas, podemos citar: redução de doenças cardiovasculares, controle de peso, melhora da postura, diminuição do estresse, combate a dores no pescoço e nas costas, humor mais equilibrado, entre muitas outras!

Ficou interessado em descobrir como voltar a prática de atividades físicas depois de muito tempo parado? Então, não deixe de conferir as dicas que preparamos especialmente para você!

1. Busque companhias

Ter uma companhia para fazer atividades físicas é uma excelente alternativa para estar mais motivado. Afinal, as duas maiores dificuldades de quem deseja uma vida mais ativa é dar o primeiro passo e conseguir manter a prática de esportes regularmente dentro da rotina agitada.

Por isso, encontrar alguém que tenha metas semelhantes é um dos truques para alcançar e permanecer dentro de seus objetivos. Dessa forma, um pode motivar o outro em dias mais difíceis, além de aprenderem juntos e complementarem os seus conhecimentos.

2. Faça mudanças na rotina

Não tem jeito, a prática de atividades físicas requer uma mudança na rotina. Então, se você deseja incluí-la no seu dia a dia, o ideal é separar um momento mais tranquilo. Muitas vezes, isso pode significar reduzir o horário de almoço, abdicar de algumas tarefas ou ser mais ágil na execução delas.

Além disso, também é possível incluir as atividades nas tarefas do dia a dia, como escolher ir pelas escadas em vezes de usar o elevador, pedalar até o trabalho, optar por andar mais a pé, entre outras maneiras.

Lembre-se: esse é um esforço pequeno em comparação à quantidade de benefício que os esportes são capazes de proporcionar para a sua saúde.

3. Comece com calma

Se você está sem praticar exercícios há muito tempo, não adianta voltar com tudo, uma vez que isso pode ser prejudicial para a sua saúde. Por isso, comece com calma, respeite o seu corpo e tenha em mente as suas limitações. Contudo, não deixe que nada disso seja um obstáculo para o seu bem-estar.

4. Procure praticar esportes que lhe agradam

A dificuldade em praticar atividades pode surgir devido à falta de vontade e interesse. Para superar esse problema e ficar empolgado, é indispensável encontrar algo que lhe agrade.

Caminhada, natação, academia, pilates, yoga… São inúmeros os exercícios físicos existentes. Sendo assim, procure fazer aulas experimentais para descobrir aquilo que mais está de acordo com os seus gostos.

Praticar esportes regularmente é a transformação que você precisa para melhorar a sua qualidade de vida e envelhecer com saúde ao lado de sua família. Entretanto, não se esqueça de fazer exames de rotina antes de começar uma atividade física e procurar profissionais qualificados para orientar você nessa mudança.

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