Confira alguns cuidados para se exercitar na praia  - KinesioSport

Confira alguns cuidados para se exercitar na praia 

Curtindo as férias na praia, muitas pessoas optam por se exercitar, já que o calorzinho e o mar dão aquela animada para mexer o corpo. No entanto, é preciso alguns cuidados para se exercitar na praia.

Treinos na praia

Tomar cuidados como estar preparado para o calor e a instabilidade do solo, que automaticamente pedem mais preparo físico, é fundamental. Além disso, é necessário se hidratar bastante, fazer boas escolhas alimentares, usar muito protetor solar e roupas leves. 

Mudança de solo 

A primeira mudança ao optar por malhar na praia é o solo. E você sabia que a areia é mais gentil com as articulações de joelhos e tornozelos, em termos de força de impacto? Isso ocorre porque a maciez desse tipo de terreno ameniza o choque do peso do corpo com o solo. Porém, isso não quer dizer que a areia é à prova de lesões, já que há mais instabilidade, o que pode sobrecarregar algumas partes do corpo. 

“Pela lei de ação e reação, ao aplicar uma força no solo, a superfície firme nos propulsiona também. Na areia, essa função é substancialmente reduzida. Isso gera mudanças biomecânicas importantes”, explica Rodrigo Rodrigues, professor do curso de Educação Física do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em entrevista à Revista Saúde.  

Além disso, o treino na areia potencializa a queima de calorias. “Para uma mesma velocidade de corrida, por exemplo, o gasto chega a ser cerca de 1,6 vezes maior na areia do que no solo firme”, compara o professor.  

Treinar na areia também traz vantagens como aumento de força, velocidade, potência e aptidão cardiorrespiratória. “Por outro lado, o menor impacto gerado pela areia pode ser uma estratégia interessante para pessoas com lesões articulares e em programas de prevenção e reabilitação”, completa o especialista. Mas a intensidade nessas situações precisa ser dosada.  

Escolha bem o horário para treinar 

Além disso, é muito importante estar atento aos horários que você escolher para praticar a atividade física. O ideal é no início da manhã e no final da tarde, para evitar o forte calor.  

Outra dica é sempre usar óculos durante as atividades físicas para proteger os olhos da areia. Se puder, também opte por roupas com proteção UV, e não esqueça de usar protetor solar. 

Beber muita água também é crucial para aguentar o calorão da praia. Além disso, opte por uma alimentação mais leve, com muitas frutas e verduras.  

E você, que cuidados têm na hora de praticar atividade física na praia?