Conheça cinco artes marciais e seus benefícios - KinesioSport

Conheça cinco artes marciais e seus benefícios

Do boxe ao MMA. Do judô ao jiu-jitsu. As artes marciais envolvem socos, chutes, chaves de braço, entre outros golpes, e vem conquistando cada vez mais espaço. Seja para aqueles que buscam a auto defesa, ou até mesmo perder uns quilinhos e alcançar um bom condicionamento físico. São inúmeras as artes marciais, mas vamos falar sobre cinco delas e  seus benefícios para a saúde.

Boxe

Criado no Ocidente, o boxe é um esporte em que os lutadores usam somente os punhos tanto para defesa quanto para ataque. São seis golpes: jab, direto, cruzado de direita e de esquerda e gancho de direta e esquerda, que são certeiros para nocautear. No Brasil, o destaque mais recente no pugilismo foi com Acelino Freitas, o Popó, entre a década de 90 e 2000. Outro importante lutador, foi José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, que combateu com lendas do boxe mundial, como Evander Holyfield e George Foreman.

Jiu-jitsu

O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, criada na guerra como forma de deter seu oponente, mesmo não portando nenhuma arma em mãos. Os golpes foram criados para serem certeiros tendo como principais técnicas os de alavancas, torções e pressões para derrubar o adversário. No Brasil, quem introduziu a arte foi a família Gracie.

Capoeira

De origem brasileira, a capoeira mistura arte marcial, cultura popular, dança e música e foi desenvolvida descendentes de escravos africanos. A arte é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Os praticantes também “jogam” conforme toca a música, com instrumentos típicos.

Judô

O judô também tem origem japonesa e foi criado em 1882, pelo professor Jigoro Kano, que ao criar esta arte marcial, tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. No Brasil, a arte marcial chegou em 1922, em pleno período da imigração japonesa. As lutas de judô são praticadas em um tatame de formato quadrado e cada luta dura até cinco minutos. Vence quem conquistar o ippon (golpe perfeito) primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

MMA

O MMA, tradução de “Mixed Martial Arts”, que em português significa “Artes Marciais Mistas”, permite que a disputa ocorra em pé ou no chão, utilizando-se de técnicas específicas do judô, do caratê, do jiu-jtsu, do muay-thai, do boxe, do kickboxing e do wrestling. No Brasil, um dos lutadores mais conhecidos é Anderson Silva, o “Spider”.

artes-marciais-benefícios

Benefícios das artes marciais

Mas quais os benefícios desse esporte, que tem diversas modalidades? Confira alguns:

– Aumenta a flexibilidade do corpo;

– Desenvolve a coordenação motora;

– Fortalece grupos musculares ao mesmo tempo;

– Alivia o estresse;

– Melhora a agilidade e aguça os sentidos;

– Excelente para perder peso;

– Desenvolve a disciplina.

Os benefícios são tantos que poderíamos escrever um livro. Se você ficou interessado, pense sobre a arte marcial que mais te agrada. A praticada em tatame? A que inclui só punhos? Ou a que permite utilizar os golpes de inúmeras modalidades? Opções não faltam e com tantos benefícios fica até difícil resistir. Afinal de contas, se exercitar faz bem para o corpo e a mente! Para prevenir lesões, aposte em KinesioSport