Conheça os benefícios da meditação - KinesioSport

Conheça os benefícios da meditação

A pandemia de coronavírus está mexendo com a saúde mental de todos.  E para enfrentar esse turbilhão, cada um acha a sua maneira de lidar com tudo isso. Uma das formas capazes de ajudar a enfrentar esse período é a meditação. Essa prática é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenir doenças, e ainda pode ajudar a controlar sintomas da ansiedade e depressão.

Ansiedade e pandemia

De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), antes mesmo da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo. E diante de tantas estatísticas que não gostaríamos que fossem verdade, tem sido um desafio diário manter-se calmo. Além disso, muitas pessoas desencadearam ou agravaram quadros de ansiedade durante o isolamento social. 

Segundo a OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, que inclui, além do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), as Fobias, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o Estresse Pós-Traumático e os Ataques de Pânico, por exemplo. Com a pandemia, os casos de ansiedade aumentaram em 80%, de acordo com levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Por isso, nesse cenário, a meditação pode ajudar.

O que é meditação?

A meditação é uma técnica que engloba relaxamento corporal, por meio da diminuição da respiração. Ela proporciona ao praticante sensações de paz, calma, e tranquilidade física e mental, por exemplo.

A prática da meditação é muito simples. Você pode realizar a meditação em qualquer lugar, desde a sala de espera de um consultório médico até minutos antes de dormir. Também não é necessário investir em aparelhos.

Outra possibilidade é a meditação guiada, um processo em que o participante medita a partir das orientações fornecidas por um praticante ou professor especializado. Existem inúmeros aplicativos que ensinam técnicas de meditação guiada, desde o nível iniciante até o avançado. 

Benefícios da meditação

A meditação possui inúmeros benefícios, como o alívio temporário de sentimentos prejudiciais, como por exemplo e estresse e a ansiedade. Ela ainda pode ajudar a transformar a nossa maneira de interagir com o mundo, trazendo à tona o melhor de nossa personalidade. Outros benefícios da prática de meditação são:

– Melhora da qualidade do sono;

– Valorização de pequenos momentos;

– Estimulação do autoconhecimento;

– Aumento da produtividade no trabalho;

– Redução da pressão arterial.

Como meditar

Como falamos, existem vários aplicativos e sites que auxiliam nos processos de meditação guiada. Porém, meditar pode ser ainda mais simples. Veja algumas dicas do Dr. Drauzio Varella para quem deseja começar a praticar:

– Sente-se confortavelmente e com a postura ereta;

– Coloque as mãos abertas sobre as pernas;

– Com olhos fechados, tente esvaziar a mente, concentrando-se apenas no ato de expirar e inspirar;

– Mantenha a respiração devagar e profunda;

– Preste atenção se seus ombros ou mãos estão tensionados e relaxe;

– No final da meditação, abra os olhos devagar e permaneça sentado por alguns minutos;

– Levante-se devagar.

Ainda de acordo com o médico, o ideal é manter uma rotina diária de 20 minutos de meditação. “No começo pode ser difícil ‘desligar’, principalmente se houver muito barulho ao redor. Não se pressione, vá no seu tempo”, ressalta. Se estiver muito difícil para você, comece com 5 minutos e aumente o tempo gradativamente.

E você, já tentou praticar meditação? Achou difícil ou conseguiu se adaptar bem? Conta para a gente nos comentários!