Conheça os principais músculos das pernas que você trabalha na academia - KinesioSport

Conheça os principais músculos das pernas que você trabalha na academia

É comum que, na academia, cada exercício seja realizado com foco em uma região do corpo. Apesar de negligenciados muitas vezes, os músculos das pernas são de suma importância para a sustentação do corpo e desenvolvimento do condicionamento físico.

A hipertrofia nas pernas, diferentemente das outras áreas e membros, não consegue se desenvolver com atividades localizadas, sendo impossível trabalhar apenas uma musculatura, mas existem meios de enfatizar mais uma parte em relação à outra.

Por esse motivo, montamos este post para que você conheça os principais músculos da perna e saiba voltar o seu treino para o desenvolvimento adequado da região. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura!

Principais músculos das pernas

Estudar, pelo menos um pouco, sobre a anatomia do corpo é muito importante para pessoas que estão frequentando assiduamente a academia ou que começaram a praticar esportes. Isso ajuda no conhecimento de todas as suas extensões, limitações e dificuldades.

Por isso, veja, a seguir, os principais músculos responsáveis pelo movimento e sustentação da perna!

Panturrilha

A panturrilha, também chamada de batata da perna, é um conjunto de musculaturas da parte de trás da perna. Ela é uma das áreas mais importantes do membro e, mesmo que muitas pessoas a ignorem, é essencial para movimentos como agachamentos, caminhada, corrida, subidas, entre muitos outros.

Como elas já são trabalhadas na maioria das atividades, se o seu objetivo é fortalecê-las ainda mais, será necessário oferecer um estímulo extra. Uma boa ideia é usar equipamentos como o leg press e o smith. Ou, então, apostar nos steps, agachamentos e, até mesmo, a corrida.

Músculos posteriores

O tríceps sural, tibial posterior e flexores são bons exemplos de músculos posteriores. Eles ficam localizados nas partes mais profundas da anatomia da perna, fazendo ligações com muitas outras musculaturas.

A melhor forma de estimular o seu crescimento é por meio das estruturas ao seu redor. Fazer exercícios como aqueles que trabalham a panturrilha é uma boa maneira de fortalecer os posteriores e ganhar mais sustentação.

Músculos anteriores

Já os músculos anteriores se encontram no compartimento anterolateral do membro e é comum serem chamados de dorsiflexores. Eles são responsáveis por oferecer força e estabilidade para extensões que saem dos joelhos e vão até os dedos.

Por essa razão, treinos que incluem movimentos das articulações e ponta dos pés, como a elevação da panturrilha, são úteis para fazer com que essa musculatura consiga se fortalecer ainda mais.

Dicas para treinar os músculos das pernas

Assim como a maioria dos músculos, os da perna também são bastante sensíveis e, se usados de maneira inadequada, podem causar estiramentos, contrações, lesões e dores. Por isso, nunca se esqueça de alongar bem essa região antes de começar a treinar.

Além disso, saiba dar o devido descanso para que o seu corpo consiga se reabilitar. Essa é outra maneira de evitar se machucar ou causar danos às estruturas do seu corpo. No entanto, evite fazer pausas muito grandes, pois isso pode retrair a musculatura e deixar o órgão mais propenso a rompimentos.

O importante é saber equilibrar a preparação para hipertrofia nos músculos das pernas, assim como os músculos das outras áreas do corpo. Caso você esteja se recuperando de uma lesão ou queira ter mais segurança na hora de exercitar, vale a pena também apostar em acessórios como as bandagens elásticas adesivas.

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