Coronavírus: como se prevenir da doença - KinesioSport

Coronavírus: como se prevenir da doença

Do final de 2019 para cá, a cautela do mundo é contra o coronavírus – família de vírus que causam infecções respiratórias. Mas diversas doenças já colocaram o mundo em alerta. Entre elas a H1N1 em 2009, o Zika em 2015, e até mesmo a Aids nos anos 1980.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Mas os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Grupos de risco

Pessoas com doenças crônicas (bronquite, asma e rinite) ou graves, com imunidade baixa, idosos e gestantes estão no grupo que deve estar mais atento e preocupado com a chegada do coronavírus ao Brasil. É claro que o alerta vale para todos, mas não há motivos para pânico. De acordo com o Ministério da Saúde, não há indícios da circulação do vírus pelo Brasil e os casos confirmados até agora são importados. Ou seja, pessoas que em sua maioria, retornaram recentemente de viagem à Itália.

Prevenção do coronavírus

O Ministério da Saúde fez uma lista com os cuidados básicos que devemos ter para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Também é importante lembrar aos atletas:

– Higienize o colchonete da academia. Não só agora com o alerta ao coronavírus, mas sempre que puder. Inclusive temos uma linha de sprays da KinesioSport® que pode te ajudar;

– Depois do treino se for comer algo, higienize as mãos. Tenha sempre um álcool gel na mochila;

– Não compartilhe objetos como garfos, copos e outros utensílios que façam parte da alimentação.

Reparou que as dicas valem para toda e qualquer situação? São questões básicas de higiene, que inclusive às vezes já fazemos, mas quando surge uma doença acabamos ficando apavorados. Não precisa se preocupar tanto e sim se prevenir, não só contra o coronavírus, mas outras doenças.

Cuide-se!