Creatina: o que é e para que serve?  - KinesioSport

Creatina: o que é e para que serve? 

Se você pratica exercícios físicos, provavelmente já ouviu falar no nome de vários suplementos, principalmente na creatina, não é mesmo? Mas afinal de contas, o que é essa substância e para que ela serve? 

O que é? 

Primeiramente, é bom explicar que a creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. O nosso corpo produz a creatina naturalmente, por meio dos rins e fígado, e suas principais funções são fornecer energia para o músculo e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, por exemplo. Isso resulta no ganho de massa muscular, melhora o desempenho físico e diminui o risco de lesões.  

A creatina ainda está presente em alguns alimentos, como carnes e frutos do mar, sendo, portanto, obtida também por meio da alimentação. Já a produção dos suplementos de creatina é feita por meio de síntese química e, por isso, esses produtos são aptos para o público vegano. 

Para que serve? 

A recomendação da suplementação com creatina é o aumento da força, da potência e da massa muscular. Isso porque a substância está envolvida na produção de ATP (Adenosina Trifosfato), fonte de energia utilizada pelos músculos em exercícios de alta intensidade e curta duração, como a musculação, saltos, arremessos de peso e corridas de velocidade, por exemplo. 

Basicamente, esse suplemento aumenta a tolerância do atleta ao esforço, adiando a fadiga e permitindo o uso de cargas maiores por mais tempo, o que gera maiores ganhos. Além disso, os músculos armazenam a creatina junto com a água, aumentando o volume muscular devido ao acúmulo de líquido dentro das células. 

Orientação médica e nutricional é essencial 

No entanto, é crucial procurar orientação médica e nutricional antes de decidir tomar creatina. Apesar de ser uma substância naturalmente produzida pelo organismo, usar suplementos em doses inadequadas e sem a devida orientação pode comprometer o funcionamento dos rins e causar desconforto estomacal. 

Creatina não faz milagre 

Outra questão muito importante de esclarecer é que só tomar creatina não fará você ganhar músculos. É preciso treinar para conseguir isso! O papel do suplemento é elevar a tolerância do atleta ao esforço e retardar a fadiga. Com isso, permite que se use cargas maiores e tenha um melhor desempenho físico, por exemplo.  

Além disso, por ser armazenada nos músculos juntamente com a água, a substância aumenta o volume muscular. Por isso, é comum ouvir que creatina engorda. Mas, na verdade, ela pode elevar o peso do corpo devido ao crescimento dos músculos. 

E aí, gostou de saber mais sobre a creatina? Conta para a gente nos comentários!