Cuidados durante o treino no inverno - KinesioSport

Cuidados durante o treino no inverno

Embora os dias mais friozinhos já viessem “dando as caras” há dias, o inverno só chegou oficialmente nesta segunda-feira, 21 de junho. E com o início do período mais gelado do ano, nós precisamos adaptar a rotina para evitar ficarmos doentes. E para quem se exercita, não podia ser diferente. Confira alguns cuidados para manter o treino no inverno evitando se resfriar.

Cuidados gerais no inverno

Quando se fala em inverno, logo pensamos em estratégias para evitar doenças que podem surgir devido ao frio da estação. Os cuidados incluem sair do banho já vestido, não andar de pés descalços, e evitar ir para a rua com pouca roupa. Também precisamos dar uma atenção especial para usar a vestimenta certa na hora do treino e não se resfriar, manter as extremidades quentes e fazer um bom aquecimento antes da prática esportiva, por exemplo.

Cuidados nos treinos durante o inverno

Veja outras dicas para se manter ativo e não passar frio neste inverno: 

Aquecimento é essencial 

Aquecer, ou seja, preparar o corpo antes de começar uma atividade física, é fundamental para evitar lesões. Apesar de muitas pessoas não gostarem desta parte do treino, o aquecimento é essencial para evitar distensão de músculos e tendões por causa do encurtamento e do enrijecimento muscular.  

Roupas adequadas 

É importante se agasalhar, porém, nem sempre é necessário ir treinar com touca, luvas e meias de lã, por exemplo. O ideal é optar por roupas com a tecnologia “dry-fit”, que absorvem a umidade e não deixam o corpo molhado ao longo do treino, o que pode acabar provocando um resfriado. Além disso, ao acabar o treino, o ideal é tomar banho em seguida, evitando ficar com a roupa molhada por muito tempo.

Lembre-se também de sempre carregar um casaco, para vestir assim que terminar o treino. Isso evita que você seja pego de surpresa por um vento gelado estando com o corpo ainda molhado. 

Hidratação sempre 

No inverno acabamos não sentindo tanta sede, mas é fundamental ingerir líquidos antes, durante e após as atividades físicas para nos mantermos hidratados. Lembrando que a principal fonte de hidratação é a água, mas também podemos optar por chás, sucos, frutas e sopas, por exemplo. Use e abuse dos líquidos, mesmo durante os dias mais frios. 

Não descuide da alimentação 

De acordo com a nutricionista Larissa Cohen, em entrevista ao Globo Esporte, a ingestão de carboidratos no inverno deve ser readequada, pois o corpo trabalha mais para manter a temperatura e, por isso, é preciso fazer reposição calórica com alimentação adequada. E para treinos mais longos, a orientação é ingerir carboidratos conforme o tempo de duração do exercício.

Durante o treino, deve-se manter a ingestão em torno de 60 a 70g de carboidrato por hora, porque após cerca de 1h30 de exercício contínuo, as reservas de glicogênio no músculo e no fígado podem ser esgotadas”, explica Cohen. 

E você, já sabia quais cuidados manter durante o treino no inverno para evitar se resfriar durante a prática esportiva? Conta pra gente nos comentários qual é a sua estratégia para treinar sem problemas nos dias mais frios!