Descubra como tratar a dor nas articulações do joelho - KinesioSport

Descubra como tratar a dor nas articulações do joelho

Certo dia você acorda e sente aquela dor nas articulações do joelho ou é acometido por um incômodo ao andar e fazer exercícios: isso é bastante comum, principalmente na vida de atletas. No entanto, é um problema que pode ser evitado e tratado com alguns cuidados básicos.

É preciso compreender que esse tipo de mal não tende a surgir inexplicavelmente. A dor é causada principalmente por doenças, mau jeito ou hábitos incorretos. Se conseguir identificar as causas, melhor ainda para prevenir lesões ou se recuperar.

Gostaria de entender mais a fundo sobre esse incômodo? Continue a leitura para conferir!

Quais são as causas da dor no joelho?

A dor nas articulações do joelho pode surgir no seu dia a dia sem que você saiba exatamente pelo que foi causada. Por isso, é importante entender que existem algumas razões principais, frequentes ou não, para esse tipo de problema. Por exemplo:

– calçados inadequados que não absorvem impacto;

tendinite patelar;

– bursite;

– cisto de baker;

– lesão no menisco;

– excesso de peso;

– ruptura de ligamentos;

– artrite;

– distensão;

– artrose.

Apesar de todas essas causas, apenas um médico especializado e a análise de exames é capaz de indicar qual é a causa dos incômodos. A avaliação especializada também serve para descobrir se a dor vem realmente de um problema nas articulações ou não.

Como fazer a prevenção de lesões?

Melhor do que ter que tratar as dores no joelho é fazer uma prevenção correta desse tipo de lesão com alguns cuidados básicos no dia a dia e na prática de esportes. Dessa maneira, você evita problemas maiores que podem prejudicar a sua qualidade de vida no futuro. São as principais precauções:

– praticar alongamentos;

– realizar aquecimentos antes de começar qualquer atividade física;

– evitar o excesso de peso;

– fazer exames regularmente;

– não exceder os limites do seu corpo;

– utilizar calçados adequados e ortopédicos;

– apostar em bandagens elásticas.

Como tratar a dor nas articulações do joelho?

Quando a dor no joelho é mais superficial e não grave, você pode utilizar compressas de gelo regularmente, bem como realizar alongamentos, fazer massagem e, até mesmo, tomar medicamentos para o alívio dos sintomas.

Como as bandagens adesivas podem ajudar?

As bandagens elásticas adesivas, também conhecidas como kinesio tape, são uma alternativa para quem deseja evitar lesões ou dores no joelho. Isso acontece porque elas auxiliam na estabilização da articulação, evitando que movimentos bruscos possam causar uma lesão.

Quando devo procurar um médico especializado?

Como visto, a dor no joelho não é nada fora do comum e pode ser causada por diversos motivos. No entanto, é preciso procurar um médico especializado, como um ortopedista, caso o incômodo não cesse em aproximadamente três dias e os sintomas sejam intensos.

Só assim é possível avaliar o problema mais a fundo e realizar um tratamento adequado. Afinal, ter uma lesão em qualquer parte do corpo não é brincadeira. Por isso, é indispensável se preocupar com a sua saúde.

Como você viu, para oferecer ao seu corpo os cuidados necessários para evitar problemas agora e no futuro, como a temida dor nas articulações do joelho, não deixe de investir em um bom aquecimento, sapatos adequados, bandagens e muito mais para garantir o seu bem-estar!

Este artigo sobre o tratamento da dor no joelho foi útil para você? Então, não deixe de conferir tudo o que nunca contaram para você sobre as bandagens elásticas adesivas!