O que é preciso para melhorar desempenho físico? Veja! - KinesioSport

O que é preciso para melhorar desempenho físico? Veja!

Praticantes de exercícios físicos e atletas profissionais buscam melhorar constantemente o seu desempenho físico, ou seja, aumentar a resistência e atingir melhores resultados. Com isso, a pessoa pode ter uma boa aptidão física, pois, ao estar bem condicionado, é possível executar as tarefas do dia a dia com maior rendimento e menor esforço.

Assim, existem alguns hábitos que podem favorecer o desempenho físico, o que auxilia no controle do peso corporal, prevenção de doenças e melhoria do sono. Se você deseja saber como melhorar essa questão, não perca o nosso post. Boa leitura!

Pratique exercícios físicos

Diversos exercícios físicos são capazes de melhorar o desempenho físico. Confira, a seguir, quais são os principais.

Corrida

A corrida trabalha a musculatura do corpo e ativa o sistema respiratório e cardiovascular, fazendo com o que o desempenho melhore como um todo. Entretanto, se você não está acostumado, o recomendado é iniciar o treino intercalando períodos de corrida e caminhada. Assim, comece andando 200 metros e corra 100 metros. Com o tempo, diminua a caminhada e intensifique o ritmo.

HIIT

O HIIT, também conhecido como treinamento intervalado de alta intensidade, é considerado um ótimo exercício para melhorar o desempenho físico. O exercício é caracterizado por uma série de atividades que são realizadas em um curto período de tempo, sendo intercalado com momentos de descanso.

A prática pode ser usada em praticamente todos os exercícios, como dança, musculação, natação e corrida. Entretanto, é importante realizá-lo em uma boa academia para evitar os riscos de lesões.

Treino em piso inclinado

Para aumentar o desempenho, é importante realizar treinos em pisos inclinados. Isso porque esse tipo de terreno demanda mais do nosso corpo, já que é necessário realizar o dobro de esforço em relação ao piso horizontal.

Além de trabalhar a musculatura, esse tipo de treino estimula a capacidade cardiovascular e respiratória, o que melhora o desempenho físico. Assim, uma boa opção é a esteira ergométrica inclinada, mas você também pode descer e subir um morro perto da sua casa, por exemplo.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Manter uma boa alimentação, com a ingestão de proteínas, fibras e uma quantidade pequena de gordura é importante para manter os níveis de energia apropriados para a prática dos exercícios físicos. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os carboidratos são fundamentais para ajudar na melhora do desempenho físico.

Eles são responsáveis pelo estoque de glicogênio muscular (a nossa fonte de energia) e, por isso, acrescente no cardápio alimentos como frutas, batata-doce, pães integrais e barras de cereais.

Evite ingerir bebidas alcoólicas

O álcool no corpo pode influenciar negativamente as funções fisiológicas e metabólicas, que são fundamentais para o desempenho físico. A ingestão excessiva de álcool pode interferir na utilização e absorção de carboidratos, no rendimento e batimento cardíaco e no fluxo de sangue muscular. Além disso, os índices de lesões no esporte aumentam conforme a quantidade de álcool ingerida.

Para melhorar o desempenho físico, é necessário mudar alguns hábitos e incluir na rotina exercícios físicos, uma alimentação balanceada e evitar ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, lembre-se de praticar o aquecimento antes e o alongamento depois do treino para evitar os riscos de lesão.

Gostou deste conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, saiba qual é a real importância do alongamento para evitar lesões no exercício!