Dia do Acupunturista: conheça benefícios da acupuntura - KinesioSport

Dia do Acupunturista: conheça benefícios da acupuntura

Em 23 de março é celebrado o Dia do Acupunturista. Esse é o nome dado ao profissional que exerce a técnica milenar da acupuntura. Essa prática é conhecida pela aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde. Você conhece os benefícios da acupuntura? Confira nesse texto alguns deles e quando apostar na técnica.

História da Acupuntura

A acupuntura tem forte influência cultural em alguns países do oriente como a China, a Coreia e o Japão, por exemplo, precursores do método. No Brasil, ela chegou no final do século XIX, trazida por imigrantes japoneses. Inicialmente, a prática ficou restrita aos imigrantes e estrangeiros.

No entanto, o uso geral da acupuntura começou no início da década de 1950. Foi nessa época que o professor Frederico Spaeth, fisioterapeuta e massoterapeuta, chegou ao Brasil trazendo mais conhecimento sobre a técnica. A prática profissional da acupuntura surge a partir de 1958, com a fundação da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental, que depois se tornou a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

O que é a Acupuntura?

De acordo com a Associação Brasileira de Acupuntura (ABA), a acupuntura é uma técnica “baseada na estimulação adequada de pontos e meridianos que percorrem o corpo inteiro”. Ainda segundo a Associação, essa prática é muito eficiente na cura dos pacientes quando praticada por profissionais com conhecimento prévio e profundo.

Outro ponto importante é que a acupuntura não tem efeitos colaterais nem utiliza técnicas invasivas. Além disso, a ABA cita que a acupuntura pode ser associada a qualquer outro tipo de tratamento médico, como os homeopáticos, alopáticos ou fitoterápicos, por exemplo. Isso amplia os efeitos da técnica. 

Para que serve

A prática utiliza várias técnicas que podem reforçar o sistema imunológico e tratar problemas de saúde. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) indica a acupuntura para o tratamento de 350 doenças. Confira alguns dos efeitos da técnica no nosso organismo:

– Diminuição da dor: por meio da acupuntura, o sistema nervoso produz endorfinas, que atuam como analgésico natural e bloqueiam as mensagens de dor.

– Alterações de neurotransmissores: substâncias como a serotonina e a noradrenalina, por exemplo, têm a concentração modificada no sistema nervoso através das aplicações da acupuntura, levando a uma sensação de bem estar.

– Dilatação dos vasos sanguíneos: a acupuntura promove uma dilatação dos vasos sanguíneos, que permite que remédios tenham acesso a áreas anteriormente bloqueadas.

– Alterações imunológicas: por meio das sessões de acupuntura há produção de substâncias que estimulam as células de defesa do organismo.

– Alterações endócrinas: a estimulação por meio de acupuntura aumenta a concentração de hormônios como cortisona, relacionada ao combate de inflamações.

Profissional capacitado

Antigamente a técnica de acupuntura era um conhecimento que costumava passar de pai para filho. Mas, atualmente, existem formações e cursos para quem deseja exercer a acupuntura profissionalmente. Por isso, é sempre bom ressaltar a importância de procurar uma pessoa capacitada para a prática.

Os cursos de especialização para quem quer conhecer e trabalhar com a técnica têm duração média de 2 anos. Eles são direcionados a profissionais da área da saúde que já possuem conhecimento em anatomia e fisiologia. Os conselhos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, por exemplo, reconhecem a acupuntura como parte das práticas permitidas aos profissionais registrados.

Acupuntura no SUS?

Desde 2006, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem usufruir dos benefícios da acupuntura gratuitamente. Isso porque, nesse ano, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Ela garante o acesso da população a práticas medicinais alternativas como a acupuntura, por exemplo.

A PNPIC recomenda ainda ações e serviços no SUS para a prevenção, promoção e recuperação da saúde com métodos não convencionais. Além disso, propõe o cuidado continuado, humanizado e integral dos pacientes.

E você, já conhecia os benefícios da acupuntura? Conta para a gente nos comentários se você já fez alguma sessão e o que você acha da técnica!