Dia do atleta profissional: conheça curiosidades do esporte - KinesioSport

Dia do atleta profissional: conheça curiosidades do esporte

O Dia do Atleta Profissional é celebrado hoje, 10 de fevereiro. A data é uma homenagem a todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão, com muita garra e propósito. O atletismo é o esporte mais antigo do mundo, e pra marcar esse dia, reunimos curiosidades sobre ele que você provavelmente não sabia. Além disso, trazemos também dicas para evitar lesões nesse e em outros esportes. Confira!

História do Atletismo

Os atletas existem há cerca de 3 mil anos, conforme os registros históricos. Mas o princípio do esporte como uma forma de ganhar a vida vem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Essa foi a competição que inspirou a primeira Olimpíada da era moderna, na Grécia, em 1896. De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), inicialmente, os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram “patrocinados” por pessoas para treinar em tempo integral. 

A profissão de atleta surgiu, principalmente, devido a dois fatores. O primeiro é o crescimento dos Jogos Olímpicos, que se tornaram mais importantes ao longo do tempo. Outro fator importante foi a subida de popularidade de vários esportes, como por exemplo o futebol no Brasil. Com isso, começaram a surgir os primeiros atletas profissionais pagos, transformando, enfim, o atletismo em profissão.

Curiosidades sobre o Atletismo

– O atletismo é chamado de esporte-base, porque suas modalidades correspondem a movimentos naturais do ser humano como, por exemplo, correr, saltar e lançar;

– A primeira competição esportiva de que se tem notícia na história foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas;

– A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história;

– O atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética;

– De acordo com o Ranking Olímpico de 2018, entre os 50 melhores atletas olímpicos, 44 são brasileiros.

Evitando lesões no esporte

O alto rendimento é uma busca constante dos atletas profissionais. Em consequência disso é que surgem as lesões, sempre tão temidas. Esses machucados obrigam a ficar um tempo sem treinar, e a retomada dos treinos nem sempre é fácil. A linha KinesioSport possui produtos que ajudam a reduzir esses riscos.

As bandagens elásticas adesivas vêm ganhando inúmeros adeptos nos últimos anos. Elas começaram a ser usadas por atletas profissionais de alto rendimento, como os jogadores de futebol e os atletas olímpicos. Além disso, as fitas ou tapings, como também são conhecidas, podem ser usadas tanto na prevenção quanto na reabilitação de lesões.

Bandagens KinesioSport

A linha de bandagens elásticas KinesioSport possui alta qualidade. Por conter elastano, proporciona conforto e flexibilidade na aplicação. Além de ter microfuros que favorecem a transpiração, elas possuem uma elasticidade semelhante à da pele. Usar a bandagem é simples: basta colá-la na pele envolvendo o músculo ou articulação desejados. 

As aplicações variam de acordo com o objetivo do tratamento e podem tanto aumentar a amplitude de movimento das articulações quanto evitar que movimentos bruscos causem lesões. KinesioSport é à prova d’água, por isso, não é preciso tirá-la na hora de tomar banho ou de praticar esportes aquáticos. A durabilidade da aplicação varia em torno de 3 a 5 dias.

E você, já conhecia as curiosidades sobre o atletismo? Gostou de saber mais sobre as bandagens KinesioSport? Aproveite e garanta a sua, para ter mais segurança e conforto no treino! Acesse nossa loja online oficial e confira todos os produtos!