Diabetes: saiba mais sobre sintomas e prevenção - KinesioSport

Diabetes: saiba mais sobre sintomas e prevenção

Em 14 de novembro é lembrado o Dia Mundial do Diabetes, uma doença crônica que atinge mais de 13 milhões de pessoas apenas no Brasil. Na Diabetes, o corpo não produz insulina – um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue –, ou não consegue empregá-la adequadamente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, quando a pessoa tem a doença, como o organismo não fabrica insulina ou não consegue utilizar a glicose adequadamente, o nível dessa substância no sangue fica alto. Essa é a famosa hiperglicemia, muito comum nos pacientes diagnosticados com Diabetes. Se esse quadro permanece por longos períodos, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos, por exemplo. Entenda mais sobre a Diabetes, seus sintomas e a prevenção à doença.

Fatores de risco e prevenção

Geralmente a doença é silenciosa e não apresenta sintomas, por isso a importância de consultar um médico regularmente e fazer todos os exames solicitados, já que quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o tratamento. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:

–  Excesso de peso e obesidade;

–  Sedentarismo;

–  Histórico familiar e herança genética;

– Idade;

–  Estresse;

–  Alcoolismo;

–  Histórico de doença cardiovascular prévia.

A prevenção da doença começa com um estilo de vida saudável, estimulando, por exemplo, o consumo de mais frutas e verduras, e menos gordura, açúcar e sal. A famosa frase “descasque mais e desembale menos” é o caminho para prevenção da diabetes e outras doenças, como afirma o endocrinologista Fádlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), em entrevista ao portal Minha Vida. “A alimentação é um dos pilares mais importantes na prevenção do diabetes”, declara.

O médico alerta ainda que o excesso de peso é um fator de risco para a doença, por isso, praticar exercícios regularmente também é um importante fator de prevenção. “Ingerindo mais calorias do que se gasta, a tendência é que o ponteiro da balança suba”, explica.

É importante alertar, também, que comer doce não causa diabetes. O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, que podem ocorrer devido à alta ingestão dos doces, é que são fatores de risco para o seu desenvolvimento.

Sintomas

O médico Drauzio Varella elenca alguns dos sintomas que a pessoa com diabetes pode ter:

– Poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede (polidpsia);

– Aumento do apetite;

– Alterações visuais;

– Impotência sexual;

– Infecções fúngicas na pele e nas unhas;

– Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;

– Neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas;

– Distúrbios cardíacos e renais.

Lembre-se que não é porque você tem alguns ou vários sintomas acima que você tem diabetes, mas é importante consultar um médico para fazer uma avaliação. A prevenção sempre será o melhor remédio para qualquer doença!