Dicas de recuperação após correr uma maratona - KinesioSport

Dicas de recuperação após correr uma maratona

Correr uma maratona é o objetivo da maioria dos corredores. Há quem comece a correr com a intenção de completar 5km e quando viu já está ultrapassando a linha de chegada de uma prova de 42,195 km (a distância da maratona). Mas além de uma boa preparação física e mental para enfrentar essa distância toda, é preciso atenção no pós prova. Então, confira a seguir dicas de recuperação após correr uma maratona.

Maratonas Brasil afora

O Brasil está recheado de boas maratonas, como a de Porto Alegre, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Florianópolis. Além disso, um dos sonhos de consumo de todo maratonista é a World Marathon Majors, uma competição em formato de campeonato para maratonistas iniciada em 2006. As seis maiores maratonas do mundo acontecem em Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. 

Descanso é essencial 

Muitos corredores mal saem de uma prova e já querem logo correr outra. Mas após completar os 42,195 km, é essencial descansar para evitar lesões, de acordo com Ana Paula Simões, que é médica do esporte, ortopedista e atleta amadora de corrida. “A maneira mais rápida de se recuperar de uma prova é se concentrar em se recuperar após correr a maratona. Ou seja: dormir, comer, beber líquidos e descansar”, explica em artigo publicado na página Globo Esporte. 

Segundo a médica, o aconselhável é que os atletas tirem de uma a duas semanas para descansar depois de correr uma maratona. “Permitir que seu corpo se recupere por esse período ajuda na cura, pois seu organismo pode reparar o tecido danificado e retornar à normalidade os biomarcadores como creatina quinase e troponina até os níveis saudáveis”, explica Ana Paula. 

Alimentação e hidratação 

Depois de cruzar a linha de chegada, é preciso abastecer o glicogênio muscular, que está esgotado, com alimentos ricos em carboidratos, como as bananas, além de se reidratar muito. “Isso restaura os níveis de açúcar no sangue e iniciar o processo de recuperação. Escolha uma refeição rica em antioxidantes para ajudar ainda mais na reparação dos tecidos”, orienta a médica.

Além disso, evite alimentos gordurosos de uma a quatro horas após a maratona e se concentre em repor as proteínas também. Outro fator essencial é beber muita água nos dias seguintes, além de consumir uma variedade grande de proteína e carboidratos. 

Evite bebida alcoólica 

Depois da corrida dá uma vontade de beber uma cervejinha como recompensa, não é mesmo? Mas é importante evitar bebida alcoólica antes de se reidratar. Isso porque o álcool interfere na reposição de glicogênio que seu corpo precisa. Assim, o ideal é beber água e sucos após a corrida. 

Gostou das dicas? E você, que dicas de recuperação utiliza após correr uma maratona?