Dicas para curtir um carnaval saudável - KinesioSport

Dicas para curtir um carnaval saudável

O Carnaval está chegando e com ele festas e bebidas, que acabam fazendo com que se saia da rotina. Mas como manter o foco e não deixar a saúde de lado nos dias de folia? Confira nossas dicas:

Hidratação

A agitação do bloquinho com certeza vai fazer com que você sinta sede. Acontece que muitas pessoas acabam ingerindo somente bebida alcoólica e esquecem de se hidratar. O que é essencial, pois ajuda a regular a temperatura do corpo. Ainda mais nesse calorão que anda fazendo, ajuda no funcionamento dos órgãos e age como um veículo de transporte de nutrientes. A nutricionista Sandra Muttoni, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, alerta que o ideal é que consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia. O mais indicado é água, mas também pode ser suco natural e água de coco, por exemplo.

Protetor solar

Com esse sol de rachar, não dá para descuidar da proteção da pele, né? E mesmo em dia nublado, não se pode deixar de passar protetor. A chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema, Rio de Janeiro, Alice Buçard, fez algumas orientações importantes em entrevista ao blog do Ministério da Saúde. “O principal cuidado é evitar a exposição ao sol, tentar usar um filtro com fator de proteção solar no mínio de 30, tentando reaplicar a cada duas a três horas”, explica.

Se beber, não dirija

Todo mundo sabe dos perigos que envolvem direção e bebida alcoólica. Mesmo assim, as pessoas continuam se arriscando. Você já sabe, mas não custa lembrar: se beber, chame um táxi ou uber, amigo para te buscar onde quer que esteja. Lembre-se que o Carnaval dura alguns dias, mas as consequências que o álcool pode levar, duram a vida toda.

Use camisinha

Todos os anos, os órgãos de saúde fazem campanhas alertando sobre a importância de usar camisinha. O hábito que deve ser repetido durante todo o ano, não só em festas como o Carnaval, previne doenças e salva vidas. Usando a proteção, você evita Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como a sífilis, gonorreia, HIV, HPV e hepatites, além de uma gravidez não planejada. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde.

Não é não!

Curta o Carnaval sossegado e com consentimento! Desde 2017, a campanha “Não é Não!” clama por uma folia sem assédio. Em 2020, 15 estados já aderiram ao movimento visando o Carnaval. O projeto discute e combate o assédio por meio da produção e distribuição de tatuagens temporárias. Denúncias podem ser feitas pelo 190.

Gostou das dicas? Parecem clichês, mas às vezes descuidamos do básico e deixamos nossa saúde de lado. Além dessas, citadas acima, também devemos atentar para a alimentação e comer coisas mais leves nesses dias. Frutas e barrinhas de cereais são uma boa pedida! Agora é só curtir uma das datas mais esperadas pelos brasileiros, já que o ano só começa depois do Carnaval!