Dicas para não descuidar da postura no home office - KinesioSport

Dicas para não descuidar da postura no home office

Em tempos de home office, devido a pandemia de coronavírus, ficamos muito tempo trabalhando naquele cantinho e às vezes acabamos descuidando da postura, não é mesmo?

No local de trabalho habitual saímos para o almoço, e em casa, na ânsia de terminar as tarefas para sobrar um tempo para cuidar da casa e dos filhos, por exemplo, acabamos emendando os turnos e nossa coluna fica por horas em uma má postura.

Mas, cuidado com esse hábito, a dor pode apenas uma das consequências de descuidar da postura no home office. “A postura incorreta pode ocasionar tendinites, alteração visual do corpo, como um lado ficar mais baixo ou mais alto que o outro, e desvios na coluna”, explica o médico Daniel Baumfeld, mestre e doutor em ortopedia e professor do departamento de aparelho locomotor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em entrevista à Revista Encontro.

Dicas para não descuidar da postura

– Tente manter uma rotina mesmo em casa. Levante, tome café, faça alguns alongamentos, se vista e aí vá trabalhar. Nada de pegar o notebook e ficar na cama trabalhando com a coluna toda “torta”;

– Faça pausas! Que saudade da paradinha para tomar um café no escritório, né minha filha? Pois, mantenha esse hábito!;

– Caso utilize muito o celular, use fones ou até mesmo o viva voz. Não fique com aparelho “preso” ao pescoço, pois pode ser muito prejudicial;

– Encoste a lombar na cadeira. Se for preciso, coloque uma almofada para ficar mais confortável e ajudar na postura correta;

– Deixe o monitor do computador ou o notebook na altura dos olhos para não sobrecarregar o pescoço. Se for preciso, coloque livros embaixo do monitor para levantá-lo.

Yoga como aliada 

A yoga pode ser uma excelente aliada para melhorar a postura, desde que praticada da forma correta, assim como todos os exercícios. A modalidade é conhecida pelos alongamentos e posturas que prezam o equilíbrio, o alinhamento perfeito do corpo e as técnicas de respiração para ajudar a criar consciência corporal. Isso auxilia a prestar atenção no cotidiano, pois você pode corrigir a sua postura enquanto está sentado trabalhando, por exemplo.

Além disso, atente também a luminosidade do seu ambiente de trabalho, escolha um lugar que entre sol e não seja úmido, seja silencioso e também confortável.
Gostou das dicas? Não é porque estamos trabalhando de casa que devemos descuidar da nossa saúde, pelo contrário, este é o momento em que devemos mantê-la a pleno para quando tudo isso passar, voltarmos fortes e saudáveis para recomeçar!