Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano - KinesioSport

Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano

Natal e Ano Novo, festas de fim de ano chegando, época de rever a família e também de comilança, não é mesmo? Com as confraternizações, muitas vezes acabamos exagerando na bebida, na comida, e assim ganhando uns quilinhos indesejados.

Importante lembrar que não tem nada de errado sair da rotina às vezes e se permitir comer um pouquinho a mais, afinal de contas ninguém é de ferro e são tão delícias gastronômicas que fica difícil resistir. Mas também é legal se cuidar para evitar de passar mal,  possíveis desconfortos e ficar mais longe dos objetivos.

Confira nossas dicas inspiradas no Tudo Gostoso:

Coma normalmente durante o dia

Na véspera das festas de fim de ano (dia 24 e 31) as pessoas gostam de dizer que não vão comer nada durante o dia para “guardar espaço” para a comilança noturna. Calma, não é bem assim. Fato um: saco vazio não para em pé. Fato dois: ficar sem comer vai dobrar as chances de você exagerar na ceia, e é capaz até de passar mal.

Varie o grupo dos alimentos

Monte seu prato como seria ideal fazer no dia a dia: com variedade de alimentos, como proteínas, fibras, cereais. Se for pegar o peru, também coloque uma saladinha como acompanhamento!

Beba com moderação

Às vezes as pessoas dão tanta atenção as calorias da comida que esquecem que a bebida alcoólica também é calórica. Ah, evite tomar álcool e não comer nada. “Equilibre” os comes e bebes!

Cuidado com o sal e açúcar excessivo

O churrasco já é por si um alimento bem salgado, além dos chesters, perus, que vem cheio de temperos e carregados no sódio. Tome cuidado com o sal excessivo, ele não faz nada bem para a saúde, e pode ocasionar inclusive pressão arterial elevada. Atenção também para o pavê, que sim é para comer e não ver, mas com moderação! Açúcar em excesso pode gerar enxaqueca, espinhas no outro dia, e por aí vai.

Aposte nas frutas secas e oleaginosas

As uvas passas e nozes dividem corações, mas fazem um bem danado para a saúde, sabia? Elas são ricas em fibras, promovem maior saciedade e também são fonte de gorduras boas.

Beba água

Não esqueça em hipótese alguma de se hidratar! Pode ser com água mesmo, água de coco, suco natural. Esses líquidos ajudam na digestão e a hidratação é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Agora que você já tem dicas para o Natal e Ano Novo, é só curtir a família e o ambiente de confraternização! Afinal de contas não tem nada melhor do que ficar ao lado de quem a gente ama. Nem que seja o tio chato do pavê. Família será sempre família!

Feliz Natal e boas festas!