Dicas para não passar mal durante a atividade física no calor - KinesioSport

Dicas para não passar mal durante a atividade física no calor

O verão vem chegando e, com ele, surge a vontade de treinar, que geralmente aumenta nesta época. No entanto, é preciso tomar cuidado com as altas temperaturas para não passar mal durante a atividade física. 

Além do calor fazer a temperatura do corpo subir, e consequentemente aumentar a produção de suor, também há uma elevação da frequência cardíaca e a dilatação dos vasos sanguíneos. Confira, a seguir, algumas dicas para se manter ativo neste verão e não passar mal durante a atividade física! 

Comece devagar 

Se você está saindo do sedentarismo ou está há algum tempo sem treinar e decidiu retomar as atividades físicas neste verão que vem chegando, lembre-se de começar devagar. Isso mesmo: nada de exageros, afinal de contas, o corpo precisa se adaptar à nova rotina. Além disso, é preciso ir aumentando aos poucos a carga, seja de peso, seja de tempo de atividade física, para não se lesionar. 

Cuidado com o horário 

Um erro muito comum entre quem está começando ou retomando os treinos é não prestar atenção no horário e praticar atividades ao ar livre ao meio dia, por exemplo. Você pode passar mal neste período do dia, ou ainda não render no treino devido ao calor e se chatear com o seu desempenho. Procure treinar ao ar livre antes das 9h ou depois das 17h, pois a temperatura está mais amena. 

Escolha a roupa certa 

Atualmente existe uma variedade de roupas com tecnologia de ponta para proteger sua pele. Um exemplo são as roupas com proteção solar, ou de tecnologia Dry, que não absorvem o suor, mantendo a roupa leve durante o treino. Além disso, é importante usar um boné ou viseira para proteger a cabeça, além é claro, de óculos de sol com proteção UV. 

Use filtro solar 

Além de ter cuidado com a roupa e acessórios para se proteger do sol, é indispensável usar filtro solar, sobretudo o que é à prova d’água, devido ao suor. Passe o protetor em todo o corpo, especialmente nas áreas mais expostas como o rosto, pescoço, pernas e braços. 

Não esqueça da hidratação 

Manter-se hidratado é essencial antes, durante e pós o treino, já que nesta época do ano perdemos mais líquido por meio do suor. Leve sempre uma garrafinha de água. Além disso, durante o dia, você pode consumir frutas e chás à vontade, para manter o corpo bem hidratado. De acordo com uma reportagem do portal Uol, uma pessoa chega a perder entre 2% e 3% do volume de água do corpo durante o treino, uma redução que acontece de maneira muito brusca, principalmente em dias de calor intenso. Por isso, é muito importante manter-se hidratado para não passar mal durante a atividade física. 

E você, quais cuidados tem tomado para se manter ativo durante os dias de calor?