Dicas para não sair da dieta nos dias frios  - KinesioSport

Dicas para não sair da dieta nos dias frios 

É só o frio se aproximar que o corpo já pede algo mais calórico, não é mesmo? Para quem busca emagrecer então, os dias mais friozinhos podem ser um desafio! Confira a seguir algumas dicas para não sair da dieta nos dias frios! 

Aposte nos caldos e sopas 

As tentações do inverno não são poucas: das sopas ao fondue, é difícil segurar a fome por uma refeição mais quentinha e saborosa. Mas é preciso cautela para não exagerar e comer demais.

No verão, a janta perfeita é uma saladinha variada com alguma proteína. Mas quando vamos consumir uma salada no inverno, geralmente ficamos com fome. Isso porque nosso corpo gasta mais calorias para se aquecer durante os dias frios. Assim, é normal sentir mais fome e optar por alimentos mais quentinhos – e calóricos! 

Mas que tal apostar nos caldos e sopas para o jantar? As nutricionistas recomendam que essa refeição seja balanceada, com proteína (carnes ou grãos) ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol e de linhaça. Entre os legumes, as melhores opções são abobrinha, berinjela, chuchu, alho-poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como as batatas doce ou baroa.  

Prepare um fondue saudável 

Uma noite fria combina com fondue e vinho, né? E você sabia que é possível fazer uma sequência bem equilibrada? O ideal é deixar o fondue de queijos para uma ocasião especial e, se for consumir mais seguido, optar pelo de carne. Grelhar as carnes em uma frigideira antes de colocar na panela diminui o valor calórico, já que os pedaços ficam menos tempo mergulhados no óleo quente. Na hora de escolher os molhos, prefira os sem maionese ou creme de leite. Para o fondue de chocolate, escolha um meio amargo ou 70% e use frutas como acompanhamento.  

Não tire as frutas da dieta

É comum deixarmos as frutas de lado nos dias mais frios. Mas elas são essenciais para mantermos uma dieta equilibrada e, além disso, são docinhos naturais, que ajudam a evitar a tentação do chocolate. Uma dica é consumir as frutas aquecidas no inverno. Isso mesmo! Você pode simplesmente picá-las, polvilhar canela por cima e levar por alguns segundinhos ao micro-ondas ou frigideira em fogo baixo. Fica uma delícia! 

Abuse dos chás 

Os chás são uma das maneiras mais práticas para manter o corpo quente durante o dia. Prefira os sem cafeína como erva doce, camomila e melissa, que hidratam o corpo e não são diuréticos como os que contêm cafeína. Além disso, lembre-se de beber água no inverno, mesmo que não sinta sede.

Gostou das dicas? E você, o que faz para manter a dieta durante os dias frios?