Dicas para reduzir as dores musculares no pós-treino  - KinesioSport

Dicas para reduzir as dores musculares no pós-treino 

Quando estamos há algum tempo sem treinar e retornamos, ou até mesmo quando as cargas dos exercícios são aumentadas, é comum sentirmos dores no pós-treino. No entanto, esses desconfortos não devem persistir por vários dias. Além disso, existem alguns métodos para diminuir este incômodo.

Dores musculares no pós-treino

Além disso, de acordo com especialistas, sentir dor no pós-treino é normal. Isso porque se trata de uma resposta do corpo aos exercícios realizados, que geram microtraumas musculares temporários. Essas microlesões proporcionam o processo de reconstrução muscular e, com isso, ocorre o ganho de massa muscular.

Como amenizar as dores musculares no pós-treino

Existem formas de amenizar as dores musculares no pós-treino. Inclusive, muitas delas podem ser feitas em casa. Confira algumas a seguir:

Aplicações de bandagem elástica KinesioSport

As bandagens elásticas KinesioSport contribuem para o alívio das dores musculares no pós-treino. Além disso, podem prevenir o surgimento delas, se aplicadas antes de ir treinar. São muitas aplicações diferentes, para as mais variadas regiões do corpo.

Gelo

O gelo ajuda a contrair os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e anti-inflamatório, por exemplo. “As compressas de gelo ou gel podem ser aplicadas de forma mais localizada, em sessões de 15 a 20 minutos. Já em atletas, a imediata imersão em água muito gelada, por até 20 minutos, favorece a reabilitação”, segundo o fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, Diego Leite de Barros. 

Massagem 

A massagem pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos e também a acelerar o processo de remoção de substâncias químicas inflamatórias, responsáveis pela dor. Essa técnica pode ser feita em uma sessão com fisioterapeuta ou mesmo em casa, com auxílio de algum gel específico para alívio da dor. Também é indicado usar um rolo de massagem para liberar a musculatura. 

Descanso 

Descanso também é treino! É essencial dar uma parada quando achar que o seu corpo está muito cansado ou dolorido de tanto treinar. No entanto, o tempo de repouso varia de pessoa para pessoa. Por isso, observe e obedeça as necessidades do seu corpo. 

Também é importante lembrar que, se as dores persistirem por vários dias, ou limitarem você de fazer certos movimentos, o ideal é procurar atendimento médico, pois pode ser uma lesão.

Procure especialistas 

É comum as pessoas decidirem se exercitar e não procurar um médico antes de começar para saber se está tudo bem com a sua saúde. Mas é essencial procurar um especialista, de preferência um médico do esporte, para avaliar seus exames e fazer testes antes de começar a treinar.  

Além disso, sempre treine com orientação de um profissional de educação física, pois ele irá orientar e organizar a sua planilha de treinos, o que ajuda a evitar lesões. Ainda, se possível, também inclua uma consulta com nutricionista para organizar sua dieta conforme suas necessidades. 

Você também fica dolorido no pós-treino? Então, que tal colocar as nossas dicas em prática e preparar a musculatura para o próximo exercício?