Dicas para voltar aos treinos após as lesões - KinesioSport

Dicas para voltar aos treinos após as lesões

Voltar a treinar após uma lesão é um desafio e tanto! Afinal de contas, você não tem mais aquele condicionamento e fôlego de antes de se machucar, não é mesmo? No entanto, é preciso paciência para ficar em forma novamente. É certo que qualquer pessoa que pratica atividade física está suscetível a se lesionar, no entanto, é preciso ter uma série de cuidados ao retornar à ativa. Confira a seguir algumas dicas para voltar aos treinos após as lesões! 

Cuidados no retorno ao treino após lesões

Muita gente acaba querendo “voltar com tudo”, mas isso só prejudica o seu retorno às atividades físicas e pode piorar o seu processo de recuperação. 

“As lesões surgem em qualquer um, mas o risco é maior em quem dá um passo maior do que a perna sem um preparo adequado”, pontua o ortopedista Arnaldo Hernandez, chefe do Grupo de Medicina do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, em entrevista à Revista Saúde. 

Já o médico Moisés Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, estimou que no futebol, 15% dos praticantes se lesionarão uma vez na vida. Já na corrida, a probabilidade varia entre 15 e 20%. 

Saiba o momento certo de voltar 

Primeiramente, é preciso consultar seu médico e/ou fisioterapeuta para saber se você já pode voltar a treinar. Nada de sair achando por conta própria que já está recuperado e pode voltar aos treinos. É preciso procurar ajuda profissional desde o momento da lesão até o retorno! Lembrando que a bandagem elástica KinesioSport também é sua aliada, tanto no processo de prevenção, quanto de recuperação de lesões. 

Tenha paciência 

Ninguém conquista condicionamento do dia para a noite. Tenha em isso em mente ao retornar aos treinos. Nada de voltar como se não tivesse se lesionado. É preciso seguir as etapas de evolução para chegar ao físico que você tinha antes de se machucar! 

Cuide da alimentação 

Outra dica essencial é ter atenção com a alimentação quando se está lesionado. Algumas pessoas “chutam o balde” e comem tudo o que veem pela frente. Já outras, com medo de engordar, acabam comendo pouco. A dica é: nada de dietas malucas! Consulte uma nutricionista, pois ela vai montar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades. Afinal de contas, não é porque você não está treinando, que vai deixar de se alimentar bem.  

E você, já se lesionou alguma vez? Conta para a gente nos comentários como foi o seu retorno aos treinos!