Dor muscular no ombro: saiba quais as causas e como tratar - KinesioSport

Dor muscular no ombro: saiba quais as causas e como tratar

A dor muscular no ombro é uma das mais comuns no dia a dia das pessoas. Ela pode ser causada por muitos motivos, como movimentos inadequados durante os exercícios físicos, excesso de esforço ou mau jeito ao se mover.

Os músculos, tendões e demais articulações da região do ombro têm papel muitíssimo importante para o funcionamento de todo o corpo. Danificá-los pode causar um mal-estar muito grande, com dores e incômodos até mesmo nos movimentos mais discretos.

Por isso, prevenir dores musculares nos ombros é muito importante para manter o conforto no dia a dia. Quer descobrir como? Então, continue a leitura deste texto e confira algumas dicas!

Dicas para prevenir a dor muscular no ombro

Como os músculos do ombro comprometem todo o movimento do corpo, a melhor forma de mantê-los em bom estado é prevenindo lesões. Para isso, exercícios de alongamento auxiliam bastante no fortalecimento da musculatura, na amplitude do movimento e evita distensões.

Para alongar o corpo, mantenha a postura reta, alinhe o quadril na linha do ombro, estique os braços para cima, segure por alguns segundos e depois relaxe.

Repita esse exercício esticando os membros para frente e para as costas. Ao abrir a escápula, a musculatura ao redor também se exercita, mantendo-se mais fortalecida para a realização de exercícios.

Além disso, cuide sempre da sua postura na hora de realizar atividades físicas, especialmente quando se trata de levantamento de peso. A prática indevida de atividades esportivas pode levar a problemas nas articulações, acarretar dores ou complicações mais graves.

O papel da bandagem elástica adesiva

Uma das funções da bandagem elástica é o alívio de desconfortos, inclusive, da dor muscular no ombro. A sua aplicação para a estabilização do ombro é feita no deltoide. Para isso, limpe toda a área que será coberta pela fita, meça o tamanho do músculo e corte uma tira. Uma dica é arredondar as pontas para aumentar a aderência.

Em seguida, corte no meio dessa mesma tira, na vertical, sem parti-la em duas, para que ambas as partes consigam envolver toda a musculatura.

Depois disso, alongue o máximo que puder o músculo do ombro que será estabilizado, estique a bandagem até o limite do elástico e solte-a pela metade duas vezes, de modo que a tensão seja de 25%.

Cole-a ao redor da área afetada e, para uma melhor estabilização, coloque outra bandagem na horizontal, interceptando a primeira, com tensão de 50%.

Lembre-se sempre de cortar as pontas de forma arredondada, para que não tenha perigo de descolar conforme o uso. Em caso de dúvidas sobre a aplicação, confira os nossos vídeos com o passo a passo ou procure um profissional capacitado para ter uma melhor instrução.

Caso a dor persista ou se agrave, não deixe de ir em busca de um médico. Relate todos os sintomas e como eles surgiram, para que o diagnóstico seja realizado com eficiência, assim como o tratamento.

Agora que você conhece a melhor forma de prevenir a dor muscular no ombro, não deixe de se alongar e prestar mais atenção na sua postura. Assim, você evitará possíveis problemas articulares ou na musculatura e, consequentemente, terá mais qualidade de vida no seu cotidiano.

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