Dor no pescoço: um mal de todo atleta - KinesioSport

Dor no pescoço: um mal de todo atleta

dor no pescoço

A dor no pescoço pode ser causada por diversos motivos, como:

  • Golpes e choques na cabeça, pescoço e ombros;
  • Quedas;
  • Movimentos bruscos que causam estiramento ou distensão;
  • Excesso de treino;
  • Treinamento inadequado;
  • Excesso de tensão, devido à pressão psicológica;
  • Pouco conhecimento dos perigos inerentes ao esporte;
  • Falta de supervisão ou orientação.

Lesões mais diagnosticadas na região cervical

Distensão e estiramento cervical: O estiramento é o alongamento das fibras musculares além do limite, causando a ruptura das fibras em menor grau. A distensão é uma lesão de maior grau, com a possibilidade de ruptura dos vasos sanguíneos, dependendo da sua gravidade.

Sintomas comuns: inchaço, inflamação, dores musculares, hematoma devido a ruptura das fibras musculares, redução da força, rigidez muscular e tecidos duros.

Distúrbios facetários: Geralmente ocorrem durante os movimentos de hiperextensão cervical ou movimentos extremos de rotação. Causam sensações dolorosas na região do pescoço, podendo atingir a região do ombro e das escápulas.

Lesão de dor aguda cervical: Ocorre quando a cabeça é lançada primeiro para trás e, em seguida, para frente, rapidamente. É muito comum nos jogadores de futebol e de rugby, além dos atletas de automobilismo, em acidentes.

Limitações provocadas

Entre tantas outras, temos 3 limitações principais que acometem atletas com dor no pescoço ou torcicolo:

1 – Perda do movimento completo da coluna cervical

Por mais que o atleta faça um bom aquecimento, não alcançará a amplitude completa do movimento. No caso de atletas de esportes aquáticos, chegam a perder significativamente seu rendimento normal, pois a rotação cervical é necessária para respirar.

No caso dos atletas de automobilismo, o principal fator prejudicial é que o esporte exige a contração constante da musculatura do pescoço para se manter alinhado.

2 – Perda parcial do campo visual

Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e tantos outros, exigem movimentos rápidos. O atleta não fica totalmente impossibilitado de praticá-los sentindo dores do pescoço, porém, terá dificuldade de rodar o pescoço prontamente para acompanhar uma jogada, a passagem de um companheiro ou a presença de um adversário.

Além disso, prejudica seu rendimento ou pode ser um fator de risco, quando o atleta não percebe uma ocasião de choque com o adversário.

3 – Enxaquecas

As enxaquecas praticamente impedem o atleta de qualquer esporte a ter um bom desempenho. Principalmente em esportes que exigem maior concentração e raciocínio, como o xadrez, tiro, arco-flecha, e bilhar.

Para evitar que estas limitações se prolonguem, é necessário o tratamento imediato, ainda que o atleta precise se afastar por um curto período de tempo.

Ignorar o problema não deve ser uma opção, visto que, algumas vezes, ele pode não desaparecer sozinho, inclusive estendendo-se às regiões próximas da lesionada e prejudicando ainda mais o desempenho do atleta.

O uso da bandagem adesiva na prevenção e tratamento

A bandagem elástica adesiva pode ser utilizada nos atletas, tanto para prevenção quanto para tratamento.

Quanto à prevenção, a bandagem atua aumentando a propriocepção, normalizando o tônus muscular e corrigindo posicionamentos inapropriados.

Além disso, ela estimula a ação dos receptores cutâneos e reduz a dor. Estes fatores auxiliam na prevenção das lesões na cervical e pescoço.

Quanto ao tratamento, a bandagem atua de diversas formas, de acordo com a lesão. Lembrando que, em alguns casos, ela deve ser usada apenas como tratamento auxiliar.

As bandagens facilitam a contração de músculos enfraquecidos e evitam sua contração excessiva; realinham as articulações, recuperando a função da fáscia e do músculo e aumentam o fluxo sanguíneo na região da aplicação, proporcionando uma recuperação mais rápida em casos de inflamações e hematomas.

Você sofre com dor no pescoço? Ainda tem alguma dúvida? Acesse nossa loja e conheça as bandagens KinesioSport!