Sente dor no Tendão de Aquiles? Saiba como evitar esse tipo de lesão - KinesioSport

Sente dor no Tendão de Aquiles? Saiba como evitar esse tipo de lesão

O tendão de aquiles é o tendão mais forte do corpo e consiste em um tecido que tem a função de ligar o calcanhar ao músculo da panturrilha. Apesar de sua força, essa estrutura também é muito vulnerável a lesões, principalmente, às altas tensões a que está sujeito e ao fornecimento limitado de sangue. Assim, a dor no tendão de aquiles é um problema bastante comum.

A dor é provocada por um excesso de pressão no tendão. Quando a carga que ele recebe é maior que a sua capacidade de absorção, o tecido pode inflamar, causando desconforto. Quando não tratado, as fibras de colágeno e as células ficam desestruturadas, fator que pode estimular o desenvolvimento da doença crônica.

Neste post, vamos mostrar as causas e como evitar a dor no tendão de aquiles. Confira!

Quais são as causas?

Inflamação

As inflamações que ocorrem nessa área ocorrem, principalmente, devido a um esforço repetitivo ou intenso, ou seja, uma sobrecarga. Logo, a dor é mais comum de ocorrer em pessoas que praticam atividades físicas. Os exercícios que incluem saltos ou corridas, por exemplo, exigem muito do músculo da panturrilha, o que causa a inflamação.

Encurtamento muscular

Se os músculos posteriores da perna estiverem encurtados ou tensos, como ocorre quando a ponta do pé vai em direção à canela, eles podem ser prejudicados. Essa ação é feita várias vezes durante o caminhar, e se o corpo não conseguir executá-la, pode ocorrer uma sobrecarga no tendão, pois ele terá que impulsionar o deslocamento.

Exercícios físicos

Quando as pernas sofrem com o estresse repetitivo, o tendão pode ser tracionado em excesso. Esse problema é bastante comum em indivíduos que caminham muito, ficam em pé por um longo tempo e praticam esportes como o voleibol. Em geral, a dor ocorre quando as pessoas alteram os seus treinos repentinamente, forçando muito o músculo da panturrilha.

Como identificar a lesão no tendão de aquiles?

O principal sintoma da lesão é a dor na base do calcanhar que ocorre um tempo depois do término do exercício físico. É comum que a pessoa esteja lesionando o tendão durante uma corrida e nem perceba, pois quando a musculatura está aquecida é difícil perceber. No entanto, após algumas horas, o corredor sente dor e choques ao pisar no chão.

Além disso, apesar de raro, quando acontece um alto nível de degradação, o tendão pode se romper, o que faz com que a pessoa sinta um estalo seguido de uma intensa dor, o que inviabiliza a continuidade do exercício físico.

Como evitar a dor no tendão de aquiles?

O principal meio de prevenir a dor no tendão de aquiles é realizar trabalhos de alongamento e fortalecimento, visando o ganho de amplitude de movimento e flexibilidade na musculatura da panturrilha. Além disso, é importante alternar algumas atividades de impacto com exercícios de baixo impacto, como nadar, pedalar ou caminhar.

Como vimos, a dor no tendão de aquiles é algo muito comum, sobretudo em atletas. Por isso, é importante conhecer as causas e como evitar esse tipo de problema. O tratamento consiste em exercícios de fortalecimento, alongamento, uso de anti-inflamatório e fisioterapia analgésica.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça os principais músculos das pernas que você trabalha na academia!